A novidade do XXIII Exame de Ordem: o aumento da fiscalização na prova da OAB!

Terça, 30 de maio de 2017

A novidade do XXIII Exame de Ordem: o aumento da fiscalização na prova da OAB!

O edital do XXIII Exame de Ordem ainda não foi publicado, mas já sei qual será a grande novidade do próximo certame, novidade esta que NÃO estará redigida no edital em si mas que, com certeza, vai acontecer: aumento da fiscalização na prova da OAB.

Existem algumas mudanças agendas para ocorrer em breve, como a alteração do conteúdo programático do Exame, notícia esta apresentada em primeira mão pelo Blog no último dia 24 de abril, quando participei, em João Pessoa/PB, do encontro sobre ensino jurídico e Exame de Ordem promovido pelo CFOAB:

O futuro da prova da OAB: as novas disciplinas do Exame de Ordem

Essas mudanças devem alterar tanto o provimento como o edital do Exame de Ordem, mas ainda estão pendentes da movimentação tanto do Conselho Nacional de Educação como do MEC. Ou seja, estão no horizonte, mas ainda não são tangíveis.

A mudança que não vai estar no edital, mas que será sensível, deriva na realidade do comportamento de muitos candidatos em cada edição da prova, em especial na 2ª fase: a utilização da cola para se lograr a aprovação.

A Ordem, nestas últimas edições, detectou um sensível aumento no número de candidatos flagrados com cola em seus vades e até mesmo escondido nas roupas, e isso ligou o sinal de alerta dentro da OAB.

Recebi algumas fotos recentes de candidatos flagrados colando no Exame de Ordem, mostrando alguns dos métodos usados para obter vantagem indevida na prova:

aumento da fiscalização na prova da OAB

Aqui um exemplo da razão pela qual a Ordem está restringindo cada vez mais as remissões nos vade mecuns, incluindo aí a questão dos símbolos, inovação do último edital: o vade mecum cheio de codificações que serviriam para estruturar peças, incluindo aí números e mesmo o uso de marca texto.

aumento da fiscalização na prova da OAB

Aqui uma foto de um dos casos que motivaram a supressão do uso dos post-its na 2ª fase: as papeletas estavam sendo usadas para se colocar cola como também, segundo me informaram, para passar informações entre candidatos na hora da aplicação da prova.

Lembrando que estas são fotos reais tiradas por fiscais de prova em edições recentes do Exame.

aumento da fiscalização na prova da OAB

Esses são papéis que foram flagrados dentro de um vade mecum, presos pelos clipes no código. O candidato iria retirá-los e escondê-los entre as pernas mas foi flagrado antes de conseguir fazer isso. Ou seja, em função da ação de gente sem caráter, a maioria dos candidatos é prejudicada porque a Ordem, visando impedir fraudes, tem limitado cada vez mais o uso dos materiais e remissões nos códigos. Até mesmo o uso do clipes está sob risco por conta da incrível capacidade imaginativa de quem não estuda mas quer passar de qualquer jeito.

aumento da fiscalização na prova da OAB

Essa aqui é a foto de uma cola dentro de uma lata de lixo localizada no banheiro de um local de prova. É prática comum candidatos irem ao banheiro para retirar papéis que estão no bolso visando relembrar conceitos jurídicos. Depois, voltam para a prova e continuam normalmente com ela.

A verdade é que a OAB a partir do XXIII Exame vai pegar pesado na questão da cola.

Estão sendo estudadas novas metodologias de abordagem e fiscalização, além da atualização de procedimentos já existentes para inibir ainda mais a prática da cola, incluindo aí aparelhos eletrônicos bloqueadores de sinal para impedir a cola eletrônica (micro pontos dentro dos ouvidos dos candidatos). Evidentemente, não me disseram quais os novos métodos a serem implementados.

Isso tudo leva a uma ideia de inidoneidade, correndo o risco do candidato de vir a ter problemas ao se inscrever na Ordem.

Quem cola em uma prova SÉRIA como é o Exame de Ordem é capaz de coisa muito pior.

Obviamente, essas medidas de segurança têm um preço, e isso pode se refletir no custo da aplicação do Exame em razão do aumento da fiscalização na prova da OAB.

Moral da história: por conta de gente inidônea todos pagam o preço.

E já fica a dica: quer passar na OAB? Estuda! Porque se for fazer "malabarismo" na hora da prova o preço a se pagar será muitíssimo alto. A fiscalização e o treinamento que a Ordem dará para os fiscais serão APRIMORADOS para este XXIII Exame de Ordem e colar será ainda mais uma atividade de risco para qualquer um.

Não comprometam a carreira de vocês fazendo bobagem: o custo disto será praticamente irreparável.