TJRJ vai implementar sistema de resolução de conflito sem advogados e com robôs

Quarta, 14 de março de 2018

TJRJ vai implementar sistema de resolução de conflito sem advogados e com robôs

O Tribunal de Justiça do Rio anunciou a criação de um ?Centro de Soluções de conflitos?, a ser inaugurado em maio. Em matéria na imprensa, o TJ-RJ informou que não haverá a necessidade de advogados e os conflitos serão analisados via Internet por um robô. O programa de informática que será usado vai ser bancado pelas empresas mais demandadas, em uma total inversão de valores ? ou seja, o Estado entrega às grandes corporações o próprio exercício da justiça.

A certeza é uma só: daqui a pouco, do jeito que a coisa vai, não haverá mais justiça e muito menos advogados. O presidente do Sindicato dos Advogados-RJ, Álvaro Quintão, se coloca firmemente contra esse projeto que cria os ?Centros de Soluções de conflitos? e informa que pedirá ao procurador do Sindicato dos Advogados-RJ, Nicola Manna Piraino, que analise a situação e tome as devidas providências.

Segundo Álvaro Quintão, ?Daqui a pouco nem jurisdicionados existirão mais. Vai valer o que as grandes corporações mandarem e o advogado será esquecido? ? ele escreveu em sua conta no facebook.

O site do O Dia retratou o sistema e sua forma de funcionamento:

"Os centros vão contar com um portal que será lançado na internet. De qualquer lugar com acesso à rede, o consumidor ou advogado entrará no site e será atendido primeiramente por um robô, programado para responder aos casos mais comuns. "Ali, já será feita uma proposta. Se não for aceita, ainda online, a próxima etapa é o contato com um representante da empresa e um mediador, que passou por curso no tribunal. Se houver acordo, o caso será encerrado e homologado por um juiz, e o documento, enviado às partes", explicou o desembargador César Felipe Cury, presidente do Fórum Nacional da Mediação e Conciliação e do Nupemec."

Fonte: O Dia

Na mesma postagem no face, Álvaro também afirma: ?A indústria do mero aborrecimento vai de vento em popa e a OAB -RJ, com toda a sua importância institucional e histórica de defesa dos valores democráticos, nada faz ou se cala. Mais um vez?.

Confiram a postagem no Facebook do presidente do sindicato: Fonte: Sindicato dos Advogados do RJ