Reprovação de 59% no Bar Exam deixa americanos assombrados

Segunda, 15 de maio de 2017

Reprovação de 59% no Bar Exam deixa americanos assombrados

Eis o drama revelado pelo site jurídico americano Above The Law: a reprovação no Bar Exam (O Exame de Ordem dos americanos para ingresso na advocacia) foi de 59%.

Os títulos são incisivos: "O resultado deste último Exame de Ordem foi horrendo" ou "Resultado do Exame de Ordem na Califórnia é absolutamente terrível" são as manchetes sobre o tema.

O espanto dos americanos seria maior, evidentemente, se eles soubessem o estrago que a dupla OAB/FGV faz aqui nas terras brasileiras.estatísticas de aprovação no Exame de Ordem

Aqui a reprovação média está na casa dos 22,5%, em dados atualizados até o XVII Exame de Ordem. Pelas últimas edições não descartaria uma leve piorada neste percentual.

Os americanos portanto estão chorando de "barriga cheia", por assim dizer, pois existem outras realidade bem piores que a da terra do Tio Sam.

Curiosamente, essas estatísticas mostram diferenças culturais quanto ao próprio exame, seu papel e o limite do razoável dentro de cada sociedade.

Há de se considerar por outro lado que por lá não existe nenhum paralelo com a explosão de faculdades que vemos por aqui, e isso seguramente impacta nas estatísticas do nosso Exame.

Confiram a matéria:

Os resultados do Bar Exam são horríveis

Ao longo dos últimos anos, em vez de sol e felicidade, a primavera trouxe terror e medo para muitos novos graduados da escola de Direito. Afinal de contas, eles sabem que os resultados assombrosos do Bar Exam serão em breve lançados, e rezam para encontrarem os seus nomes na lista dentre daqueles que conseguiram passar no teste.

Aqueles que aguardam os resultados do Bar Exam de fevereiro de 2017 no Arizona tinham razão no receio, porque hoje a administração do estado lançou os resultados, e eles são absolutamente horríveis.

De acordo com um comunicado de imprensa do Comitê de Exames do Supremo Tribunal do Arizona, a taxa de aprovação global para o exame de fevereiro de 2017 era apenas 41 por cento. Por uma questão de comparação, vamos dar uma olhada nos resultados das últimas provas do bar exam.

Em fevereiro de 2015 a taxa de aprovação geral era 58,8% por cento. Em julho de 2015, a taxa de aprovação geral era 56,6%. Em fevereiro de 2016, a taxa de aprovação global foi para 49%. Em julho de 2016, a taxa de aprovação geral ficou em 52,9% por cento. Alguns treineiros têm lutado para passar no exame do Arizona há anos, e como detalhado no site de estatísticas de exames dos tribunais, a taxa de aprovação para o bar exam de fevereiro de 2017 foi mais uma vez a pior no Arizona, tendo em vista somente as informações no site do estado que só remontam até o ano de 2005.

Até o momento, duas das três escolas - Infilaw - Escola de Direito de Charlotte e Florida Coastal School of Law - publicaram taxas de aprovação de 25 por cento para o período de fevereiro de 2017 do Bar Exam. Embora o Arizona ainda não tenha divulgado a suas taxas de aprovação de fevereiro de 2016, não podemos deixar de nos perguntar se a Arizona Summit Law School, uma instituição que agora é conhecida por taxas de aprovação no Bar Exam do estado, completará pela 3ª vez o fracasso de seus egressos. Vamos descobrir em breve.

Seria incrivelmente embaraçoso se os graduados da Arizona Summit Law School estivessem por detrás da pior taxa de aprovação do bar exam do estado em mais de uma década, mas, infelizmente, não temos as estatísticas para apoiar essa hipótese ainda. Nós vamos ter essa informação em poucos dias, mas, por enquanto, gostaríamos de felicitar todos que tiveram a sorte de ter passado no bar exam do Arizona. Menos da metade dos seus pares passou, por isso esta é uma realização especial.

Com informações do Above The Law.