Repescagem OAB: quando iniciar os estudos?

Quarta, 5 de julho de 2017

Repescagem OAB: quando iniciar os estudos?

Ontem encerrou-se mais um ciclo do Exame de Ordem, e com isto ficou definido quem vai para a repescagem OAB XXIII.

Contando de hoje até o dia da prova (23/07), quem ficou para a repescagem OAB terá somente 18 dias a mais do que os candidatos que farão a próxima prova objetiva.

Evidentemente, não se trata de uma disputa entre candidatos, mas sim do aproveitamento de um tempo extra para se ter uma preparação ainda mais aprofundada.

E perder este tempo não é nem um pouco recomendado.

A repescagem guarda em si mesma uma ideia de oportunidade: que o candidato terá um longo tempo exclusivamente dedicado ao estudo de uma única disciplina, e, por isso mesmo, suas chances de aprovação deveriam crescer significativamente em função dessa exclusividade nos estudos.

Não ter de estudar novamente para a 1ª fase, de fato, representa uma grande vantagem, não só pelo aspecto técnico como também pelo lado psicológico.

Mas isso só faz sentido se o examinando, no período de preparação para a repescagem, conseguir superar a ideia de que dá para "esperar um pouquinho" antes iniciar aos estudos.

Não! Não se deve esperar NADA para dar início aos estudos!

Se o candidato reprovou na 2ª fase ele apresentou uma ou algumas deficiências em seu processo de preparação, e precisa sanar as falhas.

Mensurar a amplitude dessas falhas é fundamental para entender o próprio processo de reprovação e, evidentemente, incrementar a próxima sessão de estudos.

Publicado o edital da repescagem do XXIII Exame de Ordem

Ou seja: o tempo para estudar não representa exatamente a solução, mas sim é a mudança na metodologia de estudo e a compreensão das próprias limitações - responsáveis pela reprovação - que são a chave para efetivamente se conseguir o resultado positivo na futura 2ª fase.

"Ah, mas a banca foi injusta comigo!"

Sim, pode até ter sido, mas isso não vai ajudar candidato algum a passar na próxima prova. O candidato precisa olhar para frente e compreender que uma etapa foi queimada.

Se o candidato reprovou é porque algo deu errado.

Quando inicio meus estudos para a repescagem 2

Pode sim ter sido culpa da banca, mas em regra é um problema com o próprio candidato. Ele precisa fazer a autocrítica, identificar e superar suas deficiências.

Observem bem uma coisa: de hoje até o a prova da 2ª fase do XXIII Exame de Ordem nós teremos aproximadamente 2 meses e meio. É um tempo bom e deve ser aproveitado na íntegra. É possível não só esgotar todo o conteúdo a ser estudado como também se aprofundar mais do que a média em sua disciplina, e assim superar suas próprias deficiências e vencer a prova afinal.

Estou perdido: como começar os estudos para a repescagem da OAB?

Mas, de tempo extra para estudar, os candidatos só têm mais 18 dias. Depois, terão o mesmo tempo dos aprovados na 1ª fase do XXIII. A diferença na preparação se dá, especialmente, em função da disponibilidade do tempo extra.

Conheçam o www.jus21.com.br

É o lapso temporal maior que permite aos candidatos da repescagem um treino diferenciado, tanto em amplitude com em profundidade. Todo o conteúdo poderá ser esgotado. Aliás, em função do fato de já terem saído da preparação para a 2ª fase, com o conteúdo fresco na cabeça, os pontos fracos poderão ser também trabalhados com mais afinco.

E o Portal Exame de Ordem tem aulas ESPECÍFICAS para a próxima 2ª fase da Repescagem OAB, e essas aulas estão especiais!

Isso considerando vários elementos fundamentais:

1 ? Aula Tutorial para apresentações gerais do curso.

2 ? Aulas atualizadas de Aprofundamento de Direito Material com nível e conteúdo condizentes com as provas para o Exame da Ordem;

3 - Aulas de Aprofundamento de Direito Processual para a confecção das principais peças exigidas na 2a fase do Exame de Ordem.

4 - 04 simulados MANUSCRITOS com correção INDIVIDUALIZADA de peças e questões.

5 - 04 Simulados com correção em vídeo para os alunos.

6 - Aulas ?Converse com o Professor ao Vivo via CHAT?, com 01 (hora) de duração cada;

7 - Aula de Português Jurídico para que se evitem os principais erros cometidos por aqueles que confeccionam peças escritas da área jurídica;

8 - Plantão de Dúvidas por meio do qual o aluno poderá enviar, a qualquer momento, sua pergunta diretamente para o professor;

9 - Sistema de Mentoring para a gestão dos estudos.

10 - Tutorial com marcação de vade mecum.

Aproveitem essa chance com cursos totalmente reformulados, ESPECÍFICOS para o XXIII Exame, que proporcionarão uma preparação profunda e completa para os candidatos. O nosso conceito de preparação profunda e integral envolve tanto a abordagem teórica como a prática oferecidas de forma concomitante, exatamente para proporcionar a apreensão completa do conteúdo da disciplina e as especificidades da 2ª fase.

Em suma: o tempo de estudos dado pela repescagem (e tempo vale ouro) tem um valor inestimável para os examinandos. É uma chance de ouro!

Mas tem um porém...

Sabem quando se tem muito tempo para resolver uma coisa e a gente relaxa porque "dá tempo" de fazer? Pois é! O "deixar para depois" é a grande armadilha para quem ficou na repescagem.

A procrastinação não depende diretamente da dimensão ou do teor da tarefa, da importância da decisão ou da ação a ser realizada. Quem procrastina posterga desde tarefas banais até compromissos importantes. Um especialista sobre o assunto - André Gellis, diretor do Centro de Psicologia Aplicada da Universidade Estadual Paulista (Unesp) - afirmou em uma entrevista que há um forte medo do fracasso e de errar por trás da procrastinação.

E isso não serve!

Procrastinar é uma péssima opção, em especial porque quem está indo para a repescagem OAB está vindo de uma experiência de REPROVAÇÃO. Isso significa que algo deu errado no XXII Exame de Ordem e um ajuste precisa ser feito.

Se por um acaso o candidato reprova na prova da repescagem, ele terá de fazer depois, novamente, a prova da 1ª fase. E terá muito pouco tempo para se preparar.

Reprovar na repescagem NÃO É uma opção!

A repescagem OAB é uma grande oportunidade e não pode ser desprezada.

Vocês precisam passar de qualquer jeito e, exatamente por isso, a palavra "procrastinação" não pode fazer parte do vocabulário de vocês!

Quando inicio meus estudos para a repescagem OAB?

A resposta é uma só: AGORA! Ainda há tempo para estudar e reverter a situação.

Uma vontade só começa a se materializar quando partimos para a AÇÃO. Saim da inércia e façam a aprovação de vocês acontecer.