Quarta, 21 de março de 2018
Quais disciplinas oferecem o melhor retorno na 1ª fase da OAB?
Essa é uma pergunta interessante, pois essa informação pode revelar, em alguma medida, quais seriam as disciplinas mais "fáceis" na 1ª fase.
Mais ou menos, é claro!
A FGV publicou as estatísticas de desempenho da 1ª fase do Exame de Ordem do II ao XVII Exames, ou seja, são os dados oficiais mais atualizados sobre o Exame da OAB.
Promoção Jus21! Todos os cursos com 35% de desconto! Sim, estão já defasados, mas são os últimos dados oficiais. Ainda podem ser considerados porque eles envolvem a análise do desempenho de mais de um milhão de provas de candidatos, considerando o período estudado. Isso proporciona uma média estável para análise.Vamos conferir o gráfico com o desempenho de TODOS os candidatos que fizeram o Exame nestas edições:
Em média, os melhores aproveitamentos na prova objetiva entre o II e o XVII Exames foram observados nas seguintes disciplinas: Estatuto da OAB / Código de Ética (65%), Direito do Consumidor (56%) e Estatuto da Criança e do Adolescente (54%). Com as menores taxas de aproveitamento, por sua vez, figuraram as seguintes disciplinas: Direito Penal (38%), Direito Internacional (37%) e Direito Empresarial (33%).
Vamos entender o porquê destes dados.
Ética, Consumidor e ECA são discipinas com um volume pequeno de conteúdo a ser estudado. Ética, é claro, tem um peso maior na 1ª fase (10 questões), sendo priorizada em massa pelos examinandos.
Na faixa entre os 40 e 50% temos o grosso das disciplinas, que representariam um desempenho médio. Aqui pesa o volume bem maior de conteúdo a ser estudado, em especial na disciplinas que fazem parte da 2ª fase, como Trabalho, Civil, Administrativo, Tributário e Constitucional.
Já Penal, Internacional e Empresarial estão na rabeira. Curiosa é a distância entre Processo Penal (47%) e Penal (38%): o que explicaria tamnha discrepância. E isso considerando que essa disciplina briga com Trabalho pelo posto da mais demandada na 2ª fase da OAB.
De uma forma ou de outra, o gráfico mostra uma preferência média dos candidatos, considerando, claro, todos os examinandos que já fizeram a prova unificada até o XVII Exame.
Poderíamos dizer, agora que estamos na reta final, que faz sentido priorizar AGORA o estudo de Ética como também Consumidor e ECA. Apesar destas duas últimas oferecerem juntas apenas 4 pontos, a chance de acertas as duas questões em cada é bem significativa, caso o candidato realmente se esforce um pouco agora.
E, claro, vocês podem balizar o próprio desempenho médio a partir destas estatísticas.