Segunda, 8 de maio de 2017
Que tal dar uma olhadinha em uma prova da OAB nota 10 do último Exame de Ordem? Isso, mesmo, uma prova do XXI Exame.
Observem que a prova segue (quase) direitinho as regras de estética que preconizo aqui há anos. Ou seja, é importante tornar sua redação e apresentação dos parágrafos bem claros para quem vai corrigir, e isso o nosso amigo fez!
Como organizar os parágrafos da peça prática da 2ª fase da OAB
Outro ponto interessante é que ele riscou alguns pontos de sua prova, e isso não implicou em perda de nota. Ou seja, se vocês errarem, tem como consertar sem maiores dramas ou consequências. Basta passar um simples risco por cima da parte a ser ignorada pelo corretor.
Observem também que a redação é bem legível, o que facilita muito a correção.
Algo muito importante na redação: o aprovado trabalho a construção das resposta de forma silogística, ou seja, primeiro ele apresentava um resumo do problema, depois vinha com a solução jurídica e depois, ao fim, pedia a reforma da decisão. Tudo encadeado, claro e conciso.
É a forma mais fácil de redigir uma resposta de forma correta.
Como é feita a pontuação da peça prático-profissional?
Uma prova da OAB nota 10 não é algo raro no Exame de Ordem. Em todas as edições alguns candidatos conseguem a pontuação máxima. Para isso é importante identificar todos os pontos de controvérsia apresentados no problema, saber resolvê-los (óbvio!) e apresentar tudo de forma clara e objetiva. Um recorrente ponto fraco de muitos examinandos é o de serem prolixos, redigir a peça e questões sem objetividade ou sem um senso de direção, ou seja, sem uma construção que leve a uma solução clara do problema apresentado. A objetividade conduz a uma redação escorreita: um deriva do outro, e ambos ajudam muito na hora da correção. Uma prova da OAB nota 10 está ao alcance de todos vocês! Confiram a prova, leiam tudo com calma e tirem suas lições!