Peça prática da OAB: A importância da construção da narrativa

Sexta, 14 de abril de 2023

Peça prática da OAB: A importância da construção da narrativa

A peça prática da OAB pode reservar alguns problemas para os candidatos, especialmente na hora de se apontar a solução correta. E, claro, temos um longo histórico sobre isto. Não tenham a menor dúvida: o momento mais importante de toda a prova da OAB dura aproximadamente 5 minutos após ela iniciar, exatamente quando o candidato abre o caderno de prova e lê o enunciado da peça prática da OAB para definir qual será a solução processual correta.

Isso ocorre EXATAMENTE quando a prova começa.

Vocês estão amplamente cientes da importância de acertar a peça prática da OAB. Trata-se do momento-chave da prova, quando o caminho da aprovação é definido. Logo, o momento que demanda mais atenção é a leitura do enunciado da peça.

Mas, curiosamente, este também é o momento em que o candidato tem de manter a maior calma possível, exatamente para compreender o problema em toda a sua extensão e seus pontos principais.

Parecem ser duas posturas contraditórias, mas é possível estar muito focado e calmo neste momento. Para sito, basta compreender os pontos abaixo:

1 ? Não há pressa nenhuma em ler a peça prática da OAB

A compreensão da peça prática da OAB não exige pressa alguma. Aliás, deve ser feita lentamente, para se pegar os detalhes. Não se trata nunca de uma espécie de corrida para entender logo. O objetivo ? único, por sinal ? é entender por completo. Tão somente isto.

2 ? Leia quantas vezes forem necessárias para se entender o problema

No mínimo leia o problema umas 3 vezes. No mínimo! Se for necessário ler mais até identificar a solução correta ou se sentir seguro com a integralidade do problema, faça-o.

3 ? Após compreender, faça o esqueleto

Uma certeza: a peça prática da OAB é uma sucessão lógica de itens a serem resolvidos, e o é de forma muito, mas muito esquemática.

O esqueleto precisa, portanto, refletir uma sequência de informações que estão no enunciado, dispostas na sequência para serem decodificadas pelo candidato Basta olhar um padrão de resposta ou um espelho de prova e verificar que o arranjo de ambos reflete exatamente isto: uma sequência de situações-problema apresentadas de forma linear.

Ao estruturar o esqueleto, o candidato decodifica o que a banca deseja, e assume a inteira condição de resolver a peça de forma completa.

E falando em esqueleto....

Peça prática da OAB: A importância da construção da narrativa

No domingo, dia 16/04, vou ensinar vocês a montar o esqueleto! E ensinar do zero mesmo!

Fundamental para uma boa preparação nesta reta final de estudos!

Cliquem no link a cadastrem-se abaixo:

Lives Estratégicas da 2ª fase da OAB

Pois bem!

Essa atenção e zelo são necessários para o problema ser inteiramente decodificado, em especial no ponto da identificação da correta solução processual.

Gostem ou não, a prova da OAB tem um belíssimo histórico problemas entre a banca e os candidatos. Estes, os candidatos, chegam as raias da loucura quando a banca pisa na bola e complica tudo. Os problemas em regra derivam quando a banca tenta, de forma artificiosa, de reprovar os candidatos com uma artimanha, a famosa ?pegadinha!? Hoje elas não são tão frequentes como antigamente.

Mas a qualquer momento, em qualquer disciplina, um problema pode surgir. Já houve prova que cobrou o CPC antigo nas provas de Civil e Empresarial, já estando vigente o CPC de 2015, para vocês terem uma ideia.  Mas quando o problema deriva de uma pegadinha, aí sim é possível escapar e fazer uma boa prova. Basta ter atenção.

E como funciona isso na prática?

Bom, a vantagem de acompanhar o Exame de Ordem há tanto tempo e tão de perto, e interferir sempre que é preciso, ajudou na compreensão dos problemas. Ter uma visão em perspectiva me mostrou uma coisa: em regra a forma de levar o candidato a erro é a mesma.

A lógica é mais ou menos a seguinte:

A narrativa do problema leva o examinando por um caminho ATÉ uma frase ou termo conduzir o problema para outro lado SEM que o candidato perceba.

E aqui vem o ponto central: muitos candidatos caem ou porque não percebem o detalhe ou, em especial, porque acham que a melhor solução seria idêntica a uma solução no mundo real.

Esqueçam o mundo real! A solução sempre está dentro da prova, e atenção aos detalhes é FUNDAMENTAL!

Como é isso na prática? 

Bom! Na minha sequência de lives especiais vou tratar dos estudos de caso! E vou mostrar todos esses problemas para vocês.

Cadastrem-se e não percam nada!

Lives Estratégicas da 2ª fase da OAB

A live dos estudos de caso será no dia 18/04! Ela é muito importante!

Não percam!