Terça, 29 de agosto de 2017
Tenho recebido "trocentas" mensagens sobre uma notícia publicada pelo site "Tese Jurídica" dando conta da liberação, pelo MEC, do curso de tecnólogo jurídico.
A confusão foi criada porque esse site replicou uma notícia do Conjur de ABRIL deste ano, mas com data de publicação no dia 27 deste mês.
Ou seja, a notícia foi "requentada", sem a preocupação em destacar QUANDO o fato ocorreu.
De fato, na oportunidade, o MEC havia autorizado o curso de tecnólogo, mas a OAB bateu os pés e a abertura do curso foi suspensa.
O prazo para análise desta questão esgotou no último dia 26, mas ainda não temos notícia sobre qual o posicionamento do MEC. A OAB está atuando intensamente para impedir a abertura deste curso, e é por isso que ainda nenhuma posição foi tomada, assim como a Ordem tem brigado contra o Conselho Nacional de Educação para alterar a proposta sobre o novo marco do ensino jurídico.
O MEC, e que isso fique claro, hoje é completamente favorável ao empresariado da educação e deveria ter liberado isso tudo aí. Não fosse a atuação da OAB a nova realidade pretendida pelo empresariado já estaria em campo.
Leiam os links abaixo para mais detalhes sobre a questão do Tecnólogo, seguindo a cronologia dos fatos. E, claro, mais cuidado com as fontes de suas informações.
MEC libera 100 vagas para o curso de Tecnólogo em Serviços Jurídicos
MEC suspende temporariamente a abertura de cursos de tecnólogos jurídicos
Por que o tecnólogo em Direito assusta? A verdade por detrás deste curso!
MEC suspende abertura de curso de Tecnólogo Jurídico já autorizado