?Mandaram uma bomba para mim?, disse advogado antes da explosão em escritório

Sábado, 16 de julho de 2016

A armadilha enviada ao escritório KRB Advogados & Consultores estava dentro de uma caixa de vinhos. O advogado Walmir Cunha, que acabou tendo quatro dedos da mão esquerda decepados pelo explosivo, percebeu o que acontecia quando abriu a caixa e escutou o barulho do artefato. ?Mandaram uma bomba para mim?, teria dito, segundo testemunhas.

No entanto, não houve tempo para escapar. O segurança de um restaurante vizinho foi o primeiro a socorrer o advogado. Ele correu até o escritório, tomado pela fumaça, e viu Walmir aparecer em meio à névoa, com as mãos muito machucadas. A recepção do escritório ficou totalmente destruída após a explosão. O homem enrolou as mãos do advogado em uma camisa e chamou a ambulância, que encaminhou a vítima para o Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo).

De acordo com a unidade de saúde, o estado da vítima é regular. Ele está consciente e respirando de forma espontânea. Walmir passa por exames e será encaminhado para o Centro Cirúrgico.

Ainda não há informações sobre a autoria ou a motivação do crime.

O esquadrão anti-bombas faz uma varredura no local para avaliar se há mais explosivos. Os sócios do escritório de advocacia saíram de Pirenópolis e estão a caminho de Goiânia. O presidente da OAB, Lúcio Flávio de Paiva, disse que é preciso uma investigação cuidadosa para identificar se o atentado tem relação com a atuação profissional de Walmir.

Sobre a vítima

Walmir atua na área de Direito Empresarial e Concorrencial Econômico, Agrário e Tributário. Graduado pela Universidade de Ribeirão Preto (SP), em 2003 ? São Paulo, fez pós-graduação em Direito Público pela FDDJ (SP) e mestrando em Direito Internacional Empresarial.

Ele é presidente do Instituto de Compliance Aplicado, uma associação sem fins lucrativos, que desenvolve estudo e introdução aprofundado das práticas internacionalmente reconhecidas de compliance, tanto no âmbito das empresas privadas quanto na seara da Administração Pública. É sócio desde 2006 do KBR advogados e consultores.

Pelas fotos na sua página no Facebook, Walmir mostra uma pessoa que gosta e que pratica esportes. É possível ver registros de jogos de futebol, andando de skate, velejando e em carros de corrida.

Fonte: O Popular

Nota de repúdio da OAB/GO:

A OAB-GO manifesta profundo repúdio ao atentado contra a vida do advogado Walmir de Oliveira da Cunha, ocorrido nesta sexta-feira (15/07), no qual ele sofreu lesão corporal grave depois de receber um pacote endereçado ao seu nome. Ele não corre risco de morte e está consciente.

Walmir de Oliveira da Cunha é um atuante advogado na área do direito agrário e sempre se pautou na conduta ética em suas ações.

A OAB-GO reforça que dará todo o apoio necessário ao advogado. O presidente da OAB-GO, Lúcio Flávio de Paiva, esteve no local do acidente, juntamente com o diretor-tesoureiro Roberto Serra, e o presidente da Comissão de Direitos e Prerrogativas, Érlon Fernandes, e designou a criação de uma comissão especial para acompanhar o inquérito. Lúcio Flávio, inclusive, está no Hospital de Urgências de Goiás (Hugo) para dar o suporte necessário ao advogado.

A OAB-GO esclarece, ainda, que o presidente da Ordem entrou em contato com o vice-governador e secretário de Segurança Pública, José Eliton, que garantiu pronta, imediata e severa investigação sobre este caso.

Este é um atentado inadmissível à advocacia. A OAB-GO não aceitará esta violência descabida e reafirma que toda a advocacia irá se mobilizar contra este e qualquer tipo de violência. A Ordem não se intimidará diante de quaisquer ameaças que sofrer.

Fonte: OAB/GO