teste
Destaque Doutrina para a Prova

Livros para a OAB: quais obras são as indicadas agora em 2018?

Livros para a OAB: quais obras são as indicadas?

Quais são os livros para a OAB vocês devem usar na preparação? O mercado editorial tem uma gama considerável de obras voltadas para este filão, e usar um livro sai bem mais em conta do que adquirir um curso, por exemplo.

Sim, estudar para a OAB tem um custo, assim como para estudar para um concurso público.

Na realidade, o custo guarda uma íntima correlação com a dificuldade (no caso do Exame de Ordem) ou com a dificuldade e a concorrência (no caso dos concursos ou do ENEM, por exemplo). Daí a razão e necessidade de investir para poder superar o desafio.

Temos basicamente 4 fontes primárias de preparação visando o Exame de Ordem:

1 – Cursos;

2 – Livros para a OAB, específicos;

3 – Lei seca;

4 – Questões anteriores da OAB.

Existe uma 5ª fonte, que já não é primária, representada pelos resumos feitos pelo próprio examinando, com o fito de usá-lo nas revisões.

Falando em revisão, confiram o vídeo abaixo, gravado ontem, sobre o tema:

Posted by Guru da OAB on Wednesday, January 10, 2018

Os cursos são mais caros, pois tem uma carga teórica grande e costumam ser mais atualizados, afora oferecerem também a possibilidade de se fazer revisões, simulados e outras vantagens.

Em uma situação ideal o examinando teria acesso tanto a um curso como a uma doutrina, mas isso depende do poder aquisitivo de cada um.

O mercado, claro, tem vários cursos disponíveis, tanto presenciais como online. Eu recomendo, evidentemente, o curso de Teoria e Questões do Jus21.

Curso Completo de Teoria e Questões para o XXV Exame de Ordem

As aulas, inéditas, ficam gravadas e os alunos estudam tudo sem perder nenhum conteúdo.

A lei seca vocês acham facilmente no site do Palácio do Planalto, que é a melhor fonte de consulta da legislação.

Planalto – Legislação

É fundamental estudar ou com curso ou com doutrina consultando a lei seca. Absolutamente fundamental, considerando que as questões da 1ª fase são preponderantemente construídas com base na lei.

Como usar a lei seca no estudo para a OAB

As questões vocês acham, claro, no site da FGV:

oab.fgv.br

As questões, importantíssimas para o processo de fixação do conteúdo, precisam sempre ser analisadas sob contexto, pois a legislação muda e vocês precisam avaliar isso na hora de responder as questões.

Quanto aos livros, temos sempre de observar que este precisam ser específicos para a OAB. Isso por um motivo simples: o tempo.

Livros mais densos (os livros para OAB são sempre resumos) tomariam tempo demais, inviabilizando a preparação. O material, portanto, precisa ser específico, sob pena de não se conseguir esgotar o conteúdo a ser estudado.

São muitas disciplinas e pouco tempo: é preciso saber dosar a preparação.

Vamos conferir as obras disponíveis no mercado e que ESTÃO com a REFORMA TRABALHISTA!

Pois é!

Livros no mercado nós temos muitos, mas atualizados com a reforma não muitos.

Na realidade, hoje, só achei dois.

Livros para a OAB 2018:

livros para oab

OAB Esquematizado

É o meu preferido.

livros para oab

Exame da OAB – Juspodium

Se vocês procurarem na internet seguramente irão encontrar mais livrões, mas nem todos estão com a reforma trabalhista, ou seja, comprá-los simplesmente é queimar dinheiro.

E sim, a reforma trabalhista será cobrada agora no XXV Exame de Ordem:

Sim, teremos a reforma trabalhista no XXV Exame de Ordem

Fiquem atentos a isto para não se arrependerem depois, até porque não tivemos só a reforma trabalhista como alteração legislativa neste período.

E não tenham dúvidas: as obras de 2017 NÃO servem mais para vocês.

Se não tiver a reforma, já era.

Assim que novas obras forem surgindo atualizadas eu informarei vocês!

Maurício Gieseler

Advogado em Brasília (DF), este blog é focado nas questões que envolvem o Exame Nacional da OAB, divulgando informações e matérias atualizadas, além de editoriais, artigos de opinião e manifestações que dizem respeito ao tema. Colocamos, também, a disposição de nossos visitantes provas, gabaritos, dicas, análises críticas, sugestões e orientações para quem pretende enfrentar o certame. Tudo sobre o Exame de Ordem você encontra aqui.

Newsletter