Jovem advogado cria projeto para ensinar Constituição em escolas públicas

Quarta, 14 de fevereiro de 2018

Jovem advogado cria projeto para ensinar Constituição em escolas públicas

Aulas de Direito Constitucional reforçam a grade da rede pública de São Paulo graças ao trabalho voluntário de advogados. Criado há dois anos, o projeto Constituição nas Escolas oferece aulas a alunos do ensino médio de escolas públicas de São Paulo.

Atualmente, o programa atende 20 mil alunos em mais de 100 escolas e se prepara para chegar a outros Estados. Direitos e deveres previstos na Constituição são os principais tópicos das aulas, que também tratam da profissão de advogado.

www.constituicaonasescolas.com.br

O advogado Felipe Costa teve a ideia de incluir o tema nas escolas após uma queixa da sua diarista. ?Ela comentou que a filha estava sem aula por falta de professor. Fui à escola e consegui dar aula. A partir daí, passei a tocar o projeto?, conta. Assim, desde novembro de 2014, ele encaixa o voluntariado entre os expedientes no escritório e na faculdade privada onde leciona.

?O começo foi difícil, porque ninguém conhecia a proposta. Não é fácil entrar em uma escola. Aos poucos, os professores começaram a comentar que eram boas aulas e conseguimos ampliar.?

O aval da Secretaria de Educação facilitou o avanço do projeto. ?Eles viram que era algo estruturado e apartidário.? Hoje, cerca de 50 advogados formam o corpo de professores voluntários. O material didático foi elaborado com auxílio de docentes de direito, a exemplo do desembargador Antônio Carlos Malheiros, do TJ/SP.

Constituição em escolas públicas

Segundo o advogado, pesquisas indicam que 50% da população ignora pontos constitucionais básicos. O projeto ajuda a mudar o quadro. ?Professores dizem que os alunos estão mais preparados para discussões e redações. Alguns se interessam pela advocacia e planejam prestar vestibular para direito [?] o maior resultado vem a longo prazo: no voto, no interesse pelo tema, na cobrança aos políticos. Não é rápido, mas esperamos ver.?

Os estudantes puseram o aprendizado à prova na 1ª Olimpíada Constitucional, em maio de 2017. Ao menos 700 alunos se inscreveram na disputa, com perguntas sobre a carta magna, política e civilidade. Foram selecionados 16 deles ? de quatro escolas públicas ? por meio de redações. O time vencedor ganhou bolsa para cursinho pré-vestibular.

Para 2018, estão em estudo parcerias em Salvador/BA e Rio de Janeiro/RJ. Em São Paulo, as aulas devem chegar a Campinas e Ribeirão Preto. Já a Olimpíada Constitucional ganha 2ª edição em meados do ano.

Fonte: Migalhas