Gestão e controle do tempo diário de estudo

Quinta, 1 de fevereiro de 2018

Gestão e controle do tempo diário de estudo
Vocês controlam o tempo quando estão estudando ou apenas vão estudando sem fazer nenhuma mensuração do tempo gasto?

A questão é significativa, pois o gerenciamento de estudos a partir do controle REAL de tempo tem um impacto muito positivo na preparação para o Exame de Ordem e para concursos públicos também.

Isso é necessário por um motivo simples: o nível de concentração e absorção do conteúdo cai ao longo do tempo.

Pensando nisto, um italiano chamado Francesco Cirillo criou a chamada ?Técnica Pomodoro?.

Esse método consiste em dividir o tempo de estudos em períodos curtos de 25 minutos (chamados de "um pomodoro") com o auxílio de um cronômetro. O objetivo é controlar o tempo utilizado efetivamente nos estudos e evitar dispersões que, por fim, acabam por prejudicar o processo de compreensão cognitiva.

Ele dividiu o tempo de estudo entre horas brutas e horas líquidas de estudo.

E o que seriam essas horas?

Hora bruta é o tempo que você PENSA que estudou, ou seja, o momento em que inicia o processo de aprendizagem até o momento de sua interrupção. Exemplo: você diz que estuda 6 horas por dia, com as horas divididas entre os períodos vespertino e noturno. Inicia às 14h e para às 17h, após, retoma às 20h e para às 23h. Esse é o tempo bruto destinado ao seu plano de estudos.

Hora líquida é o tempo que você DE FATO estudou, ou seja, descontando idas ao banheiro, intervalos para o café, interrupções excepcionais como atender o telefone ou atender o carteiro e por aí vai. Descontando o tempo gasto com atividades diversas, as 6 horas que inicialmente seriam de estudo caem por terra.

E qual a importância disto? A princípio parece bobagem, afinal, o que uma ida ao banheiro ou uma pausa para o café influenciaria no meu plano de estudos de 6 HORAS POR DIA.

A perspectiva inicial de absorver o maior conteúdo possível para aumentar as chances de aprovação no concurso tão sonhado se tornam pura ilusão. O que deveriam ser horas concretas de absorção de conteúdo, na verdade, se tornam horas corridas de planejamento de estudo inadequado e ineficiente.

A pessoa tem a sensação (ilusória) de estar se preparando eficientemente para a prova, quando na verdade está desperdiçando horas preciosas de concentração. Exemplo disto é o tempo que nosso cérebro leva para começar a condensar as informações recebidas, o que leva de 3 a 5 minutos. Quer dizer que, a cada pausa, sua mente demora um certo tempo para retomar o ritmo de percepção.

O ideal seria controlar o tempo, evitar dispersões e organizar melhor os minutos de pausa com a ajuda de um cronômetro. Isso permite que a ansiedade seja controlada e o tempo de estudos seja melhor aproveitado com foco e disciplina. Sem perceber, o estudante aumenta o ânimo e diminui consideravelmente o cansaço, além de trabalhar melhor a capacidade de concentração.

Planejamento e metas

O primeiro passo é definir qual será o objetivo. Escolher entre a prova da 1ª ou da 2ª fase e, a partir daí, traçar um plano eficiente de estudos. Feito isso, é necessário analisar o tempo que terá até a data da prova e, então, a partir do conteúdo programático, dividir as matérias de forma que consiga esgotá-las até o temido dia da avaliação.

Cronograma de estudos ? 2 meses- para o XXV Exame de Ordem

O segundo passo é comprar um relógio cronômetro que pode ser encontrado em qualquer lugar, ou, no seu próprio celular.

Uma vez adquirido o cronometro outro ponto fundamental e, não menos importante, é escolher e organizar seu local de estudos. Se isso será feito em casa, alguns cuidados devem ser tomados como: boa iluminação, porta do ambiente fechada para evitar ruídos e interrupções que acabam tirando a concentração, uma cadeira confortável (nada de estudar na cama ou no sofá!) e evitar, ao máximo, interrupções de terceiros. Importante conversar com as pessoas que moram na casa para que colaborem.

Tomadas essas medidas, é hora de escolher os melhores horários e, principalmente, quanto tempo diário poderá disponibilizar para estudar. Seis, quatro, duas horas, não importa. Importante é como você irá organizar e administrar o tempo de forma eficiente.

Muitos estudantes, orgulhosos de si mesmos, enchem o peito para dizer ?estudo 25 horas por dia? (óbvio que o exagero foi proposital para demonstrar que quantidade nada tem a ver com qualidade). Brincadeiras à parte, algumas pessoas que dizem estudar 10 horas por dia, certamente não estudam 5 horas (por baixo) efetivamente.

Como controlar o tempo de forma eficiente?

Controlar o tempo de estudos é fácil e simples. Quando você iniciar os estudos, deverá marcar o horário de início em um outro relógio e, então, o cronômetro deve ser acionado. A cada intervalo, você deverá pausar o relógio e somente reacioná-lo quando voltar a estudar. Ao final, você verá no cronômetro o tempo que realmente foi gasto com o estudo.

Exemplo:

Sua meta é estudar 4 horas por dia, das 19h às 23h. A partir das 19h, momento que passou a explorar o conteúdo, o cronômetro foi acionado e, a cada intervalo, desativado. Ao final, seu cronômetro marcou 3h17m. As horas brutas de estudo foram 4, mas as horas líquidas, aquelas que você efetiva e exclusivamente utilizou para estudar foram 43 minutos a menos que sua meta.

Aplicando a técnica pomodoro

Quer ir mais a fundo? Que tal então implementar a técnica pomodoro propriamente dita?

Vamos lá! Para aplicar esse método, não tão simples quanto a primeira opção, você deverá fatiar o tempo da seguinte forma:

Você irá estudar 25 minutos (um pomodoro) ininterruptamente. Durante esse tempo não poderá fazer nada que não esteja no plano de estudos. Não será permitido nem ir ao banheiro. A cada pomodoro, você terá um intervalo de 5 minutos destinados ao que você quiser. Ir ao banheiro, tomar café, correr em volta da casa, dar comida ao periquito e por aí vai.

A cada 4 etapas de 25 minutos, um intervalo maior deverá ser dado, não mais que 30 minutos. Isso dependendo das horas que você decidiu estudar por dia. Se sua meta é apenas 2 horas, o intervalo maior será desnecessário.

Detalhe: importante ter um caderno de anotações ao lado. É comum durante o estudo sentir a mente ?flutuar?. O cachorro que você tem que levar ao pet shop, contas a pagar, prazos do trabalho a cumprir, sentir fome, vontade de ir ao banheiro, enfim, várias coisas podem tirá-lo a concentração.

Anotar tudo que você tem que fazer é importante para trabalhar e aumentar a capacidade de concentração. Isso alivia a tensão e diminui consideravelmente a ansiedade. Você passa a ter controle total de suas tarefas diárias e do tempo que dedica a cada uma delas.

Adotar esse método é extremamente útil. Planejar e administrar os estudos com base no controle de horas líquidas faz com que o examinando absorva mais conteúdo e, consequentemente, chegue mais perto de seu sonho.

Muito já se falou aqui sobre seu maior concorrente ser você mesmo. Quanto maior o nível de conhecimento, maiores as chances de vencer o obstáculo e alcançar seu objetivo. É um trabalho a longo prazo que exige dedicação, disciplina e foco, dependendo única e exclusivamente da sua capacidade de gerenciar o tempo e planejamento de estudos com eficácia necessária para conquistar a tão sonhada aprovação!

Bons estudos!