Ficou para a repescagem no Exame de Ordem? Então LEIA este texto!!

Terça, 11 de março de 2014

nuclear-blast

Quando penso em repescagem logo imagino um candidato tentando dar um fim ao drama da aprovação no Exame de Ordem da forma mais radical possível!

Por que vejo assim?

Acompanhem o raciocínio.

De hoje (11/03) até o dia da prova da repescagem, ou seja, o dia da prova da 2ª fase do XIII Exame de Ordem (01/06), temos exatos 83 dias! É um lapso temporal enorme para se estudar para a 2ª fase

Aliás, nunca antes os candidatos tiveram tanto tempo para estudar. Em regra, os examinandos têm aproximadamente uns 45 dias de estudo até a 2ª fase, e precisam entrar de cabeça nos estudos para darem conta do conteúdo a ser estudado.

O lapso temporal de 83 dias, portanto, permitirá aos candidatos da repescagem um treino excepcional, tanto em amplitude com em profundidade. Todo o conteúdo poderá ser esgotado.

Aliás, em função do fato de já terem saído da preparação para a 2ª fase, com o conteúdo fresco na cabeça, os pontos fracos poderão ser também trabalhados com mais afinco.

Em suma: o tempo de estudos dado pela repescagem (e tempo vale ouro) tem um valor inestimável para os examinandos. É uma chance de ouro!

Mas tem um porém...

E esse porém tem um nome: procrastinação.

Sabem quando se tem muito tempo para resolver uma coisa e a gente relaxa porque "dá tempo" de fazer? Pois é....

O "deixar para depois" é a grande armadilha para quem ficou na repescagem.

A procrastinação não depende diretamente da dimensão ou do teor da tarefa, da importância da decisão ou da ação a ser realizada. Quem procrastina posterga desde tarefas banais até compromissos importantes. Um especialista sobre o assunto - André Gellis, diretor do Centro de Psicologia Aplicada da Universidade Estadual Paulista (Unesp) -  afirmou em uma entrevista que há um forte medo do fracasso e de errar por trás da procrastinação.

Mas isso não serve para nós!!!

Procrastinar é uma péssima opção, EM ESPECIAL porque quem está indo para a repescagem está vindo de uma experiência de REPROVAÇÃO. Isso significa que ALGO DEU ERRADO no XII Exame de Ordem e que algo precisa ser reparado.

"Ah, mas a banca foi injusta comigo".

Pode até ter sido (e isso não é raro) mas o fato da banca ter errado não afasta o candidato da atual conjuntura e muito menos da necessidade de ser aprovado de qualquer jeito na repescagem.

"De qualquer jeito?"

Pior que é! Reparem só a cronologia dos eventos:

1 - De hoje até o dia da prova nós temos 83 dias;

2 - Se o candidato esperar o resultado final para começar a estudar (dia 25/03), ele terá 69 dias para estudar (perdeu 14 dias de estudo);

3 - Se o candidato esperar pela prova da 2ª fase para dar início aos estudos, ele terá 49 dias de estudo, ficando em condição de igualdade com os aprovados na 1ª fase em termos do uso do tempo.

Até aqui o Examinado terá tempo para estudar, independentemente do lapso temporal a ser utilizado.

O problema está no depois...

Se por um acaso o candidato REPROVA na prova da repescagem, ele terá aproximadamente 40 dias de estudo para a próxima 1ª fase.

Sim!!!

Como o resultado preliminar da 2ª fase do XIII Exame será no dia 24/06 e a prova da 1ª fase do XIV Exame será no dia 03/08, restarão 40 dias ou menos de estudo para a próxima 1ª fase.

Sentiram o drama?

Os candidatos da repescagem estarão uns 4 meses só estudando para 2ª fase e terão 40 dias para estudar TUDO DE NOVO para a próxima 1ª fase.

123

Sim, sim, sim! Reprovar na repescagem é uma CILADA!

Reprovar na repescagem NÃO É uma opção!

Vocês precisam passar de qualquer jeito na repescagem e, exatamente por isso, a palavra PROCRASTINAÇÃO não pode fazer parte do vocabulário de vocês!

Independentemente do resultado dos recursos quem reprovou na última 2ª fase precisa levar muito a sério o projeto de aprovação e cair matando nos estudos, para quando chegarem na próxima 2ª fase estarem ultra, mega, hiper preparados para o que der e vier.

E para isto, para ficarem ultra, mega, hiper preparados, o momento de começar a estudar começa agora!

Na hora da verdade vocês, de tão preparados que estarão, vão pegar a FGV de jeito e não darão chance ao azar!

7

Foco no objetivo!

E, acima de tudo, ânimo! Não é porque vocês reprovaram agora que tudo está perdido. Olhem para a repescagem como uma grande chance (e ela é!) para vocês finalmente serem aprovados.

Tempo para estudar vocês têm, falta só dar conta disto!