FGV suspende aluno da faculdade após acusação de racismo em SP

Terça, 13 de março de 2018

FGV suspende aluno da faculdade após acusação de racismo em SP

Um estudante de Administração da Fundação Getulio Vargas (FGV) de São Paulo foi suspenso por três meses após ser denunciado por racismo. O aluno enviou uma mensagem para um grupo de WhatsApp com a foto de outro estudante, negro, acompanhada da mensagem: "Achei esse escravo no fumódromo! Quem for o dono avisa!". O aluno ofendido prestou queixa contra o autor da mensagem no 4º Distrito Policial, na capital do estado, e publicou um texto de repúdio em um grupo de estudantes da FGV no Facebook.

"Tão perto de mim.. Por que não foi falar na minha cara? Mas você optou pela atitude covarde de tirar uma foto minha e jogar no grupo dos amiguinhos. Se seu intuito foi fazer uma piada, definitivamente você não tem esse dom".

A instituição de ensino informou, em nota, que o autor da mensagem está suspenso de suas atividades curriculares por pelo menos três meses. Isso significa que está "impedido de frequentar a escola, sem ressalva da adoção de medidas complementares, a partir da apuração dos fatos pelas autoridades competentes".

Segundo o post do estudante que foi vítima da ofensa racial, na terça-feira ele foi chamado à Coordenação de Administração Pública. Chegou ao local acreditando que trataria de alguma questão acadêmica, mas se surpreendeu ao ser informado de que sua imagem fora usada sem autorização e de forma preconceituosa.

"Acha que aqui não é lugar de preto? Saiba que muito antes de você pensar em prestar FGV eu já caminhava por esses corredores. Se você me conhecesse, não teria se atrevido. O que você fez além de imoral é crime! As providências legais já foram tomadas e você paragá pelos seus atos", escreveu o estudante na rede social.

Ainda que o autor da mensagem tenha sofrido uma penalidade da FGV, o estudante negro pretende continuar lutando para que ele seja expulso.

"Não descansarei até você ser expulso dessa faculdade. Pessoas como você não devem e nem podem ter um diploma da Fundação Getulio Vargas. A mensagem é curta e direta. Mas serve para qualquer outrx racista da Fundação. NÃO PASSARÁ!", completou.

Leia abaixo, na íntegra, a nota da FGV:

"O comentário ofensivo foi feito em grupo privado do qual o ofensor fazia parte, sem qualquer participação, ainda que indireta, da FGV. Ante a possível conotação racista da ofensa, firme em sua postura de repúdio a toda forma de discriminação e preconceito, a FGV, tão logo tomou conhecimento dos fatos, tal qual prevê seu Código de Ética e Disciplina, de imediato aplicou severa punição ao ofensor, que foi suspenso de suas atividades curriculares por três meses, estando impedido de frequentar a escola, sem ressalva da adoção de medidas complementares, a partir da apuração dos fatos pelas autoridades competentes".

Fonte: Extra