Faculdade é processada em milhões por excesso de aulas online

Quinta, 14 de dezembro de 2017

Faculdade é processada em milhões por excesso de aulas online

A UNIC - Universidade de Cuiabá - está sendo processada em mais de R$ 8,6 milhões por alunos, ex-alunos e professores pela inclusão abusiva de "matérias interativas" (online) na grade curricular dos cursos de graduação. O processo alega publicidade enganosa e abusiva por parte da insctituição. Os autores, inclusive, sustentam a existência de uma "conduta criminosa" da administração da UNIC.

Foram ajuizadas duas ações, instruídas com pesquisas, análises de documentos e da grade curricular.

Segundo consta em uma das iniciais, os autores verificaram a "inexistência de grades curriculares dispostas no site das universidades. Basta entrar no site do grupo Fis (campus industrial) ou Facisas (campus aeroporto) clicar em qualquer dos cursos oferecidos e adentrar o campo ?Grade e corpo Docente? que ficará comprovado a inexistência dessas informações?.

17 Conselhos de Classe divulgam dura carta contra o MEC

Os autores alegam também que a instituição extrapolou o número de aulas interativas. Cursos presenciais podem ter até 20% das aulas nesta modalidade, conforme o Plano Pedagógico de Curso (PPC) da UNIC e as portarias normativas do Ministério da Educação (MEC). Entretanto, no catálogo institucional 2017/2 das duas unidades da UNIC o limite máximo foi extrapolado.

"De acordo com o permitido, poderia as universidades em um curso de direito composto de 3700 horas aula, dispor de até 740 horas de material interativo. No entanto, percebeu-se que as universidades possuem apenas duas categorias de informação aulas presenciais (2.130) e aulas interativas (720) que somadas perfazem um total de 2.850 horas de aula?

Alegam também que o TCC e o estágio supervisionado também seriam ministrados de forma online.

?As ações praticadas pelas Requeridas não são somente imorais (por buscarem o enriquecimento patrimonial em detrimento da sociedade), mas são também ilegais (por serem contrárias as normativas do MEC, com a burla em relação a fiscalização da sociedade e da União), como também comportam a prática de conduta criminosa?, conforme asseverou-se na ação, apontando para a prática de publicidade enganosa e abusiva.

Foi pedida a nulidade das grades curriculares da grade de aulas de 2017 e exigido que seja apresentada uma grade composta por matérias efetivamente presenciais.

MEC vai quebrar pequenas faculdades e mantenedoras

O dinheiro requerido nas duas ações, conforme o pedido, deve ser destinado  a instituições de ensino e bibliotecas públicas do município de Sinop, como também para áreas acadêmicas, de infraestrutura e investimentos voltados para a comunidade acadêmica.

Com informações Olhar Direto.