"Exame de Ordem" de medicina reprova 55% dos recém-formados em SP. Cremesp reclama que candidatos erraram respostas de questões básicas

Quinta, 29 de janeiro de 2015

Foi divulgado hoje o resultado do último Exame do Cremesp, o Conselho Regional de Medicina de São Paulo, o único, até onde sei, que aplica uma prova de suficiência nos moldes do Exame da OAB.

E o resultado não foi nada bom!

Confiram a notícia do próprio Cremesp sobre o desempenho dos estudantes em São Paulo:

interna_cremesp

Reprovação chega a 55% dos recém-formados em Medicina no Estado. Índice chega a 65% entre escolas privadas

Com alto índice de reprovação, o Exame do Cremesp de 2014 confirma situação alarmante do ensino em escolas médicas. Os resultados da avaliação de médicos recém-formados foram divulgados em coletiva de imprensa, nesta quinta-feira, 29/01.

O Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) promoveu, em outubro de 2014, a décima edição do Exame do Cremesp, que avalia o desempenho dos recém-formados em Medicina. É o terceiro exame realizado depois que se tornou obrigatório para quem deseja obter o registro de médico no Cremesp e atuar no Estado de São Paulo. O registro no CRM não depende do desempenho ou da aprovação nas provas.

q1

Dos 2.891 recém-formados em escolas médicas do Estado de São Paulo que participaram do Exame em 2014, um total de 1.589 ? ou 55% deles ? não atingiu o critério mínimo definido pelo Cremesp. Ou seja, acertaram menos de 60% do conteúdo da prova. Os outros 45% ? ou 1.302 egressos ? acertaram mais de 60% do conteúdo. Entre as escolas públicas paulistas, a reprovação foi de 33%. Já entre os cursos de Medicina privados do Estado de São Paulo, 65,1% foram reprovados.

  q2

?Esse resultado demonstra a má qualidade do ensino médico no País?, destacou presidente do Cremesp, Bráulio Luna Filho, durante a coletiva de imprensa, que teve também a participação do 1º Secretário, Renato Azevedo Júnior. ?Toda vez que um indivíduo despreparado entra para atender no sistema de saúde, propicia o mau uso dos recursos, tais como exames etc, além de representar um risco para os pacientes assistidos?, completou o presidente do Cremesp.

Luna Filho revelou também que a plenária do Cremesp discute, atualmente, o monitoramento dos recém-formados que não conseguiram desempenho mínimo na prova, por meio do acompanhamento de frequência em cursos de atualização, entre outros.

q3 q4

No ano em que completa dez anos, o Exame do Cremesp teve recorde de participantes das escolas paulistas, com abstenção de apenas 0,9% de 2.916 inscritos. Em 2013, a abstenção foi de 2,8%; em 2012, foi de 2,5%.

A avaliação do Cremesp foi instituida em 2005, mas até 2011 a participação dos recém-formados na prova não estava condicionada à concessão de registro profissional. A partir de 2012, por meio da Resolução do Cremesp nº 239, institui-se a obrigatoriedade de realização do Exame para obtenção de registro de médico no Estado de São Paulo, independentemente do resultado obtido na prova.

q6

A edição 2014 do Exame contou com 120 questões objetivas de múltipla escolha, abrangendo problemas comuns da prática médica em nove áreas básicas: Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Pediatria, Ginecologia, Obstetrícia, Saúde Mental, epidemiologia, Ciências Básicas e Bioética.

Fonte: Cremesp

O Cremesp ainda defende um Exame para os médicos nos mesmos moldes do Exame de Ordem.

Trata-se de uma luta antiga. Os conselhos regionais de medicina nunca se entenderam neste ponto, até o surgimento do "Mais Médicos", que despertou certa indignação dos médicos e respectivos conselhos.

q7

Mas tal futuro exame depende de lei federal. Ignoro se alguma lei neste sentido está tramitando no Congresso, provavelmente sim, mas, de toda forma, está longe de virar lei.

E sim, por óbvio, seria muitíssimo interessante para a população que um exame desse fosse aplicado a todos os médicos. As razões são as mesmas pelas quais nós temos o Exame de Ordem: o interesse da população.