Escolhi uma disciplina com menos peças e reprovei

Quarta, 31 de janeiro de 2018

Escolhi uma disciplina com menos peças e reprovei

As inscrições para o XXV Exame de Ordem vão até a próxima sexta-feira, quando então estará selada a escolha da disciplina da 2ª fase para todos os inscritos.

E essa escolha, claro, é cercada de grande importância e, infelizmente, de discursos fáceis, como o da disciplina com menos conteúdo, ou menos artigos ou mesmo mais fácil que as demais.

Esse tipo de percepção pode condenar um candidato a reprovação, pois a escolha da disciplina depende, ESSENCIALMENTE, de afinidade técnica.

Recebi o depoimento de uma candidato que reprovou, exatamente, no XXIV Exame, e isso sem sequer esperar pelo resultado preliminar, marcado para o dia 19/02.

Ela sabe que reprovou antecipadamente, fruto de uma escolha errada.

Confiram:

"Eu terminei o curso de Direito e logo já estava em sala de aula fazendo o que mais gosto. Estudando. Me especializei em dto. Penal e Processo Penal, já que sempre gostei da matéria. Não sei porque motivo, resolvi colocar pra segunda fase da prova, dto do trabalho desse último exame. XXIV. Senti o sabor amargo de ter feito escolha errada, apenas por achar que em trabalho sempre será aquelas 3 peças de sempre. De fato, reconheci de plano que era um Recurso Ordinário, mas a minha felicidade acabou na folha de razões.

Me senti perdida, desorientada. E foi aí que vi que devemos seguir o nosso coração. Estava eu ali com um RO gigante sem norte nem um. Desperdicei a oportunidade de fechar mais um ciclo na minha vida, por uma escolha feita sem critério algum. Apenas pq , parecia ser mais fácil.

A escolha da disciplina da segunda fase tem que ser feita com cuidado, pois um vacilo, pode custar a reprovação."

O problema da 2ª fase não está centrada na quantidade de peças passíveis de serem cobradas pela banca. Isso era uma solução para os tempos do CESPE, ou seja, há quase 10 anos atrás.

O núcleo da escolha da 2ª fase está centrado no "miolo" da prova.

E o miolo deve ser compreendido com a capacidade do candidato em entender a controvérsia fática envolvida no com o Direito material correlato e enxergar qual o caminho a ser tomado, ou seja, a solução jurídica pertinente.

Curso Completo de Teoria e Questões para o XXV Exame de Ordem Curso de Questões Jus21 para o XXV Exame de Ordem

A afinidade tem de ser intelectual, MESMO que isso represente escolher uma disciplina com mais peças ou que as pessoas acham que seja mais difícil do que as demais.

Escolher uma disciplina "fácil" pode ter um custo altíssimo para quem não domina a aplicação do raciocínio jurídico naquele ramo jurídico.

O fácil e o difícil são percepções SUBJETIVAS, ou seja, pertencem a cada candidato individualmente.

Quem acha que não escolheu direito, ou reconhece que está seguindo uma modinha, ainda tem tempo de avaliar com calma o melhor caminho. Lembrando que é possível trocar de disciplina após ter feito a inscrição. Leiam antes o texto abaixo:

Consigo trocar a disciplina da 2ª fase mesmo tendo feito a inscrição?

Vejam outros textos correlatos:

Posso fazer novamente a 1ª fase da OAB mesmo indo para a repescagem?

Que disciplina mais aprova na segunda fase da OAB?

As regras de inscrição da OAB por estudantes de Direito - XXV Exame de Ordem

Segue o link de inscrição. As inscrições terminam no dia 02/02, próxima sexta-feira, às 17h.

Link de inscrição!

Edital do XXV Exame de Ordem

Vejam o vídeo que trata da escolha estratégica da disciplina da 2ª fase da OAB:

https://www.facebook.com/gurudaoab/videos/848154618697081/