Erros materiais comprometem 2 questões do XXIV Exame de Ordem

Segunda, 20 de novembro de 2017

Erros materiais comprometem 2 questões do XXIV Exame de Ordem

Temos duas questões que estão, ao meu ver, comprometidas. E estão porque ambas apresentam erros de formatação passíveis de comprometer a intelecção das alternativas, pois fica claro que elas não foram devidamente ajustadas na prova.

Tanto na questão 56 como na questão 62 ficaram sobrando um parêntesis entre a letra de uma uma alternativa e o início da redação da própria alternativa, passando a ideia de falha de formatação.

Confiram!

Questão 56 - Prova Branca

Questão 56 Questão 62 - Prova Branca

Trata-se, de forma inequívoca, de dois erros materiais, ou seja, erros de formatação na prova.

Agora vem a grande pergunta: os erros são significativos o suficiente para comprometer as questões?

Conhecendo a OAB como eu conheço, tenho certeza de que vão dizer que não, que as questões poderiam ser respondidas sem nenhum comprometido de sentido.

Hora de se preparar com INTENSIDADE para a 2ª fase do XXIV Exame de Ordem

E, de certa forma, essa linha de argumentação é coerente.

Mas temos o outro lado!

Pode também perfeitamente argumentar que essa falha de editoração poderia indicar quais alternativas seriam as corretas nas duas questões, o que poderia ter comprometido o desempenho dos candidatos na hora da prova.

Na questão 56 a alternativa com parêntesis era a correta, na 62, não.

Argumentos nos dois sentidos são razoáveis, mas creio que não pode pairar sobre a prova nenhuma mácula capaz de induzir os candidatos a erro.

O erro na editoração NÃO poderia ter acontecido (tanto é que não é algum comum nas provas da FGV). E por não ser comum, deu margem para o induzimento na escolha da resposta entre um universo indefinido de examinandos.

Um fato: todos os candidatos que fizeram as duas questões (ou seja, quase todo mundo) esbarraram com o parêntesis. Não dá para dizer quantos os interpretaram como possíveis alternativas válidas ou, mesmo, inválidas. Essa dúvida ajuda a comprometer a higidez das questões, que fizeram os candidatos tirarem o foco do conteúdo e centrá-lo no erro em si.

Vamos acompanhar o desenrolar deste problema e ver se a OAB vai tomar alguma providência.