Descansar ou estudar na véspera da OAB?

Sábado, 16 de setembro de 2017

Descansar ou estudar na véspera da OAB?

Descansar ou estudar na véspera da OAB? Obviamente, vocês estão muito cansados nesta alturas do campeonato.

A preparação para a 2ª fase, não tenho dúvidas, exige emocionalmente bem mais se comparada com a preparação para a 1ª fase, em especial porque é a última etapa antes da aprovação definitiva.

O candidato está ali, na boca do caixa, pertinho da linha de chegada.

É, por assim dizer, ser aprovado ou morrer na praia.

Hoje, sábado, é a véspera de fato da hora da verdade. Hoje a pressão emocional pega pesado com os candidatos e a ansiedade encontra-se no limite.

Cansaço e ansiedade formam uma combinação bem desagradável. E, neste momento, surge uma dúvida para muitos: descansar, desanuviar a mente para o dia de amanhã ou estudar sem parar, pois não se consegue pensar em outra coisa que não seja a prova?

Descansar ou estudar na véspera da OAB?

Vamos deixar claro logo de plano: não existe NENHUM estudo que diga que estudar antes da prova faz mal, ou que não estudar é prejudicial. Isso é, em alguma medida, indiferente.

O certo, na véspera da prova, é buscar CONFORTO mental, emocional ou mesmo espiritual.

Se descansar parece ser a melhor pedida, descanse.

Música para estudar

Se estudar for a alternativa, estude.

Simples assim.

Recomendo apenas que vocês reflitam seriamente sobre a estratégia da prova: Estratégia para a prova subjetiva do XXIII Exame de Ordem Para quem estudou de verdade eu sugiro, honestamente, que o melhor é descansar. Aqui a dica deriva da experiência, da prática. Quem estudou mesmo pode se dar ao luxo de descansar e se preparar para a prova. Só sugiro que não deixem de refletir sobre a estratégia mais adequada:

O volume de conteúdo é grande demais para se pensar em uma revisão, exceto a de se relembrar as peças e os fundamentos.

Agora, quem quer estudar, isso também pode ser bem útil. Pode até mesmo ser emocionalmente reconfortante, pois tende também a dar mais segurança.

O ponto aqui é um só: façam aquilo que vai deixá-los mais calmos! Não existe "fórmula" para conduzir uma véspera de prova. Busquem apenas estar bem consigo mesmos.

Isso sim é importante!

Bom sábado!