Delegado mata advogado a tiros e fere três pessoas em boate

Domingo, 26 de novembro de 2017

Delegado mata advogado a tiros e fere três pessoas em boate

Uma tragédia ocorreu na madrugada de sexta para sábado na cidade de Manaus. O delegado da Polícia Civil, Gustavo Sotero, matou a tiros o advogado Wilson de Lima Justo Filho, 35, dentro do clube "Porão do Alemão". A esposa de Wilson, Fabíola Rodrigues Pinto de Oliveira, de 31 anos, e outras duas pessoas, Maurício Carvalho Rocha, 35, e Yuri Paiva, 46, também foram baleados pelo delegado.

Testemunhas relataram que Wilson e Gustavo brigaram no local. Wilson desferiu um soco no delegado, que estava armado e acabou revidando. Wilson foi atingido com três tiros e chegou a ser socorrido, mas morreu no hospital.

A briga que resultou na morte do advogado foi registrada por câmera de segurança. O vídeo, divulgado nas redes sociais, mostra o momento em que o delegado Gustavo Sotero efetuou os disparos:

Delegado mata advogado. Confiram o vídeo:

O delegado foi preso em flagrante e vai responder por homicídio doloso e lesão corporal.

As imagens mostram que os dois homens estavam próximos, no piso inferior da casa noturna. Foram efetuados ao menos cinco disparos. Houve tumulto e muita correria no local.

Testemunhas relataram que o delegado teria começado a encarar a esposa da vítima, que foi ?tirar satisfação? com o suspeito, deferindo-lhe um soco. Na sequência, o delegado começa a efetuar os disparos.

O presidente da OAB-AM, Marco Aurélio de Lima Choy, esteve pessoalmente na delegacia onde o fato foi registrado e acompanhou a oitiva das testemunhas desde as primeiras horas do ocorrido.

?A OAB lamenta com pesar e indignação esta morte. Wilson Filho era um advogado, pai de família e que deixa duas crianças pequenas e uma mulher viúva, mulher esta que também foi atingida pelos tiros disparados por esse agente do Estado, que deveria proteger a população e não cometer um crime tão bárbaro, e, por isso afirmamos que vamos nos empenhar fortemente para que este delegado seja punido. Qualquer discussão, qualquer empurra empurra de bar não significa dizer que está autorizado a desferir quatro tiros independente em quem quer que seja, contra um advogado, contra qualquer pessoa, tiros em posições fatais, tiro no peito, tiros na altura da cabeça, tiros de execução para quem tem perícia de atirar como um advogado de polícia?, afirmou.

O juiz Frank Augusto Lemos do Nascimento homologou a prisão em flagrante do delegado:

?No caso concreto, resta evidente a gravidade das infrações penais apuradas, porquanto praticadas com disparo de arma de fogo e no interior de um estabelecimento fechado de diversão e com a presença de inúmeras pessoas, acarretando a morte de uma das vítimas, ferimentos em outras e grave risco à integridade física e psicológica de todos que se encontravam no local. Além disso, as infrações em questão acarretaram ampla repercussão e clamor social na cidade de Manaus, inclusive com ampla divulgação na mídia e redes sociais, razão por que o Poder Judiciário, cônscio de suas funções indeclináveis, não pode permitir que o autuado em liberdade possa ensejar temerários reflexos na ação da Justiça, que necessita estar presente, através de medidas efetivas, visando coibir a repetição de atos violentos e prevenindo consequências mais graves?.

De acordo com o Termo de Audiência de Custódia, o juiz também determinou que Gustavo Sotero fique preso preventivamente na Delegacia Geral de Polícia até que haja uma outra decisão do Juízo da Vara Criminal que receberá esse processo amanhã.

O enterro do advogado Wilson de Lima Justo Filho será às 10h deste domingo (26), no Cemitério São João Batista, localizado na Avenida Boulevard Álvaro Maia, bairro Nossa Sra. das Graças.

Com informações do G1 e OAB/AM.