Começam a pipocar cursos de Tecnólogos Jurídicos pelo país

Sexta, 5 de janeiro de 2018

Começam a pipocar cursos de Tecnólogos Jurídicos pelo país

Quando lemos notícias sobre os cursos de Tecnólogos Jurídicos temos a impressão, especialmente porque a polêmica sobre este tema ainda é muito recente, que existe pouca oferta destes no mercado.

Essa é uma percepção equivocada.

Os cursos de Tecnólogo em Serviço Jurídico estão PIPOCANDO Brasil afora nas mais distintas faculdades particulares do país.

Fiz uma pesquisa rápida na internet e me assustei com a quantidade de ofertas para este curso.

E o principal detalhe: todos os cursos na modalidade EAD. Ou seja, você consegue estudar para este curso de qualquer parte do Brasil.

Em dezembro o governo chancelou de forma definitiva a existência dos cursos de tecnólogos em todos os cursos de graduação. Mas muito antes as faculdades já estavam estruturando este tipo de curso.

Novo decreto chancela formalmente os cursos de Técnico e Tecnólogo em todos os cursos de graduação!

O Governo apenas chancelou algo que já estava sendo construído há muito tempo.

A explosão de oferta deve ser, sem dúvida, lastreada em estudos que apontam a viabilidade econômica do curso, sendo um indicativo de que muita gente tem a pretensão de fazê-lo.

Os curso, em sua maioria, têm 2 anos de duração, o que é um grande atrativo para quem quer se formar logo e ter um diploma de nível superior.

Vejam os links de alguns desses cursos de Tecnólogos Jurídicos:

Universidade Católica de Brasília

Faculdade Projeção

Uninter

Unigran

Claretiano

Unopar

Univates

Fapan

Unifil

A relação é maior ainda. Uma simples busca no google abre um mar de ofertas.

Vejam agora a grade curricular dessa última instituição, a Unifil:

Disciplinas:

1° ANO (1° Semestre). Direito Civil I Direito Constitucional I Direito Penal I Direito Constitucional II

1° ANO (2° Semestre). Direito Empresaria l Direito Civil II Direito do Trabalho Direito Penal II

2° ANO (1° Semestre). Teoria Geral do Processo Direito Penal II Direito Civil III Direito Administrativo Direito Civil IV

2° ANO (2° Semestre). Direito Civil V Direito Processual Civil I Direito Processual do Trabalho Direito Processual Penal I

3° ANO (1° Semestre). Direito Processual Civil II Direito Processual Penal II Direito Previdenciário Direito Tributário Planejamento de Programas e Projetos Sociais I

Trata-se, na prática, de um minicurso de Direito, muito longe, na minha ótica, de merecer a acolhida do Conselho Federal de Administração, que declarou no final do ano passado que iria receber os Tecnólogos em seus quadros.

CFA afronta OAB e recebe os Tecnólogos Jurídicos em seus quadros

Não demora, e isso é praticamente inevitável, que os Tecnólogos, sem mercado e sem opções no mercado de trabalho, venham a pleitear habilitação para darem pareceres e consultorias jurídicas, atribuição exclusiva dos advogados.

Tecnólogo jurídico: entenda como ele vai arruinar a advocacia

Para isto basta uma década contando a partir de agora.

Um grande volume de formados oriundos dos cursos de Tecnólogos Jurídicos, contanto com o apoio das mantenedoras que estão oferecendo estes cursos, e a simpatia e apoio de uma base parlamentar populista, interessada em angariar votos, pode vir a ser um sério problema para a advocacia.

Se Eduardo Cunha sozinho já incomodou bastante, imaginem as circunstâncias no futuro, com bacharéis que não passam na OAB juntos com a futura massa de tecnólogos.

Não tem como vir disto algo bom para os advogados e para a estrutura da OAB.