Curiosidade: Eduardo Cunha monta uma força-tarefa de advogados para se defender na Lava-Jato

Quinta, 19 de novembro de 2015

1

O Valor Econômico trouxe uma interessante matéria sobre o deputado e presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, notório antagonista da OAB e do Exame de Ordem. O Valor detalhe o contingente de advogados contratados deputado, e afirma que ele é do tamanho da força-tarefa da Lava-Jato!

Defesa é tão grande quanto força-tarefa da Lava-Jato

Uau!

Ela é tão grande quanto a força-tarefa de procuradores destacados para tocar a Lava-Jato!

Vejam só a estrutura custeada pelo parlamentar em cada:

Conselho de Ética

A defesa é comandada por Marcelo Nobre, que já foi duas vezes conselheiro no CNJ. O parlamentar ainda conta com um parecer do ex-ministro do Supremo (e de Haia), Francisco Rezek, cuja tese defende que o beneficiário do trust não se confunde com o titular.

Área Criminal

Está a cargo do ex-procurador-geral da República Antonio Fernando de Souza, conhecido como o autor da denúncia do mensalão.

A defesa também é coordenada pelos advogados Alexandre Garcia de Souza, Reginaldo de Castro e ex-presidente nacional da OAB.

Caberá aos três refutar a denúncia da PGR que o acusa de receber propina pelos contratos para fornecimento de navios-sonda à Petrobras, entre outras acusações.

Suíça

Cunha contratou o advogado Didier de Montmollin, da banca DGE Avocats, que sustenta atese de que o parlamentar não é titular das contas naquele país.

Família

Foram contratados Pierpaolo Bottini, para defender a esposa de Cunha, Cláudia Cruz, e Fernanda Tórtima, representando a filha do deputado, Danielle Cunha.

Tributário

Uma equipe de tributaristas foi contratada para defender Cunha de procedimento fiscal aberto pela Delegacia Especial da Receita Federal de Maiores Contribuintes de Belo Horizonte.

Amigo

Ainda segundo o Valor Econômico, o deputado conta com os conselhos diretos de um amigo, não revelado, que lhe orienta de perto quanto a todos os passos. Cunha não descura de nada.

Que time, né?

Não basta só contratar advogados em sua defesa: Cunha contrata o que há de melhor no mercado!

É interessante perceber essa predileção por profissionais muito gabaritados, isso vindo de quem diz que o Exame de Ordem não serve para avaliar ninguém.

Pois é...