Segunda, 7 de agosto de 2017
Muito choro e ranger de dentes entre concurseiros e examinandos: fazer concurso do TST ou o Exame da OAB?
A administração pública, que gosta mais de olhar para o próprio umbigo do que para os concurseiros, marcou para o dia 19/11 a prova do concurso do TST. Para a tristeza de muitos, será o mesmo dia da prova da 1ª fase do XXIV Exame de Ordem.
Concurso do TST: prova em 19/11 e 52 vagas
Desnecessário!
Mas e agora, o que fazer? A OAB ou o TST?
Vamos ponderar, considerando duas variáveis fundamentais:
Pelo critério de oportunidade a opção fica por fazer a prova do TST, sem a menor sombra de dúvida! O último concurso para o TST foi em 2012, ou seja, há 5 anos atrás. É um tempo mais do que considerável.
Já a próxima prova do Exame de Ordem, do XXV Exame, deverá ocorrer em abril de 2018, no mais tardar. O intervalo entre uma e outra edição é bem razoável.
A frequência de ocorrência do concurso é bem menor. É uma oportunidade que não pode ser desperdiçada.
Quem vem se preparando para o TST ou concursos de TRT's há algum tempo, evidentemente, deve focar o próprio concurso, afinal, a hora tão esperada está chegando.
Já quem está em dúvida entre uma prova e outra e AINDA vai começar a estudar, tem de considerar uma obviedade: OAB não tem concorrência, já o TST, sim.
E não é qualquer concorrência: os candidatos com maiores probabilidades de aprovação já está no ritmo de estudo há muito tempo! E não se enganem: o nível deles é bem alto!
Quem vai começar a estudar agora tem de ter em mente a disparidade de tempo de preparo. Ou seja, é melhor fazer a OAB do que arriscar no TST.
A partir de agora é preciso ser honesto consigo mesmo: o concurso do TST é para quem tem condições de competir em alto nível, ou seja, quem vem se preparando já há algum tempo.
Neste caso, o ideal é atacar o certame que oferece mais condições de sucesso, no caso, a OAB.
Mas isso, é claro, para quem está pensando em estudar agora. Quem já vem de uma longa preparação não deve ter a menor dúvida: o concurso certo é o do TST. Se a aprovação não vier, outra edição do Exame de Ordem está bem mais perto na linha do horizonte.
Ponderem bem sobre o concurso do TST ou o Exame da OAB, pois estamos há pouco mais de 3 meses das provas: a hora de decidir chegou!