Como se preparar para OAB - XXV Exame de Ordem?

Quarta, 22 de novembro de 2017

Como se preparar para OAB - XXV Exame de Ordem?

Como se preparar para OAB? Em determinado momento essa pergunta se instala na cabeça de quem está pensando em conseguir a carteira da OAB.

Aliás, quem não foi bem na prova do último domingo já tem isso no imaginário. Sabemos, e sabemos bem, que a prova veio difícil e que o Exame de Ordem mudou. Agora, é o momento de iniciar o posicionamento para enfrentá-la, e enfrentá-la de forma decente.

Ficar com 39 ou menos pontos não é uma opção!

Para começar, vamos aqui projetar o calendário da próxima edição.

Como se preparar para OAB

Esse é um calendário EXTRAOFICIAL feito por mim para a próxima prova. Com ele dá para balizar o momento final da preparação.

Estimei como data da próxima prova objetiva o dia 08/04. Era para ser 01/04, mas neste dia teremos um feriado nacional,e  a OAB não costuma aplicar provas em feriados nacionais. Logo, a data de 08/04 é a mais factível.

Isso significa dizer que temos mais de 4 meses de preparação, o que é algo muito bom. Quanto mais tempo de hoje até a prova, melhor.

Agora vem uma pergunta elementar: Como se preparar para a OAB - XXV Exame de Ordem?

Vamos então tratar desta segunda pergunta, crucial para todo e qualquer examinando.

Por onde começar? Vamos traçar um guia simples sobre este tema, e ao longo dos próximos dias desmembrá-lo em mais detalhes. O que fazer então?

Como se preparar para OAB - XXV Exame de Ordem?
1 - Quem quer começar precisa antes se situar

Não é possível escolher um caminho sem antes ter ciência de onde se está. O ponto de partida precisa ser claramente delimitado e isso tem implicações sérias no processo de estudo. Logo, é preciso pegar umas duas provas anteriores e resolvê-las assim, na cara e na coragem, para ver o quanto se está preparado para a OAB.

XXIII Exame de Ordem

Prova

Gabarito

XXIV Exame de Ordem

Prova

Gabarito

Escolhi as duas provas acima por dois motivos muito relevantes:

1 - São as duas últimas provas;

2 - São duas das provas mais difíceis da história do Exame Unificado. A prova do XXIV não foi tão difícil quanto a do XXIII (apesar de ter sido complicada), mas ela já representa o novo paradigma da OAB.

Elas representam os melhores parâmetros para vocês estabelecerem uma autoavaliação. É bom destacar que, com toda a certeza, vocês vão sentir muitas dificuldades com ambas, que foram extremamente cascudas. Certamente a do XXIII foi a pior, mas ambas são quase equivalentes neste quesito.

É importante, neste começo, estabelecer uma baliza bem alta. Candidato que se ilude com provas mais fáceis tende a se complicar caso, no dia de sua prova, a FGV resolva apertar o laço.

É melhor, sempre, se preparar para o pior cenário!

Após resolver essas provas vejam quantos pontos vocês fazem. Não se surpreendam se o desempenho for medíocre . Isso é absolutamente normal para quem está iniciando os estudos e não tem familiaridade com a prova objetiva da OAB.

"Ah, mas tenho medo do que posso ver sobre meu próprio desempenho!"

Não raro candidatos têm tanto medo da prova que se recusam e verificar o próprio desempenho, por puro medo do resultado. A preocupação em preservar o próprio ego é tão grande que o primeiro passo torna-se um fardo.

Desculpe-me falar, mas isso é falta de maturidade. Mais! É inaceitável para um operador do Direito. Ou encara o desafio ou a escolha pelo Direito pode ter sido equivocada. No mais, ninguém vai ficar sabendo do desempenho: é um segredinho de cada um!

Garanto uma coisa: com a preparação adequada o desempenho medíocre no início dos estudos irá, inexoravelmente, sendo debelado. E isso com poucos meses! A pontuação baixa vai se aproximando lentamente da faixa de aprovação, até o momento de ultrapassá-la.

2 - Após se situar é preciso adquirir as fontes de estudo

Depois de "sentir" o atual estado de preparação, o candidato vai se conscientizar da necessidade de estudar e de se adaptar à lógica do Exame da OAB. Chega então o momento de definir as fontes de estudo!

Sim! O material para estudar precisa vir de um lugar, e este material tem de ser BOM. Ser bom significa:

1 - Ser atualizado;
2 - Abranger o conteúdo da prova;
3 - Ter sido editado, ou seja, passado pela criação e revisão de especialistas.

Quanto a curso preparatório, sugiro aquele que é coordenado por mim:

Como se preparar para OAB Curso completo de Teoria e Questões para o XXV Exame de Ordem do Jus21

Esse curso foi pensado considerando importantes - e os mais atuais - elementos balizadores da prova da OAB:

1 - Enunciados mais extensos e densos;

2 - Interdisciplinariedade nas questões;

3 - O conteúdo programático histórico do Exame (extraído das questões anteriormente aplicadas);

4 - O aumento no grau de dificuldade no Exame (estatisticamente verificado).

5 - A redistribuição das questões por disciplina.

A ideia é clara: uma preparação com alta densidade, consistência e conteúdo, visando instruir nosso alunos EXATAMENTE como o atual modelo do Exame de Ordem demanda. É isso que o JUS21, pensado por quem mais entende de Exame de Ordem no Brasil, tem a oferecer.

E, deixando muito claro, ele é COMPLETO. Pensado para abranger o conteúdo programático do Exame de Ordem.

DETALHE: As mudanças na CLT vão ser exploradas agora no XXV Exame, e o curso vai adentrar fundo nas mudanças.

IMPORTANTE: O curso terá aulas teóricas e também aulas de resolução de questões, para o ciclo de aprendizado ser completo. O nosso aluno toma contato com a teoria e aprende a entender a prática da resolução das questões, não só entendendo a lógica das questões objetivas mas também, de forma paralela, revisando o conteúdo.

Este curso é ministrado por uma equipe ESPECIAL de professores, antenados na nova realidade e preparados para ensinar vocês com alta densidade:  Geovane Moraes, Kelly Amorim, Anderson Costa, João Augusto, Henderson Furst, Francisco Mário, Rodrigo Rabello, Natália Barroca, Ana Paula Blazute, Maurício Gieseler, Cynara Barro, Ana Flávia Borges, Frederico Fleischer, Renata Vianna, Taciana Giaquinto, Maria Inês Gerardo e Fabiana Del Padre Tomé.

A carga horária do curso é de 166 encontros, com 2 horas cada encontro, totalizando, aproximadamente, 332 horas/aulas.

O investimento será de R$ 895,00 ou 6X de R$ 149,17.

DETALHE: Aulas do Curso OAB Teoria e Questões absolutamente inéditas, preparadas para o XXV Exame de Ordem!

Curso completo de Teoria e Questões para o XXV Exame de Ordem

E o que mais é necessário neste processo? Recomendo o seguinte:

1 - Um vade mecum;
2 - Uma doutrina específica;

Recomendo um vade mecum porque no mínimo 70% das questões da 1ª são reflexo da letra da Lei. Essa é a principal característica da 1ª fase. Logo, estudar tendo a lei a mão sempre para consulta é algo bem elementar obedecendo esta lógica.

Como se preparar para OAB

Vade mecuns para a OAB: Manual para aquisição

Já a Doutrina é para o candidato ler o conteúdo do Exame de Ordem explicado pelos professores, com uma visão compreensiva de todo o conteúdo, importantíssimo para a contextualização de conceitos e da lógica jurídica de cada disciplina.

Como se preparar para OAB

Os leitores do Blog Exame de Ordem têm 20% de desconto na compra de qualquer livro do Grupo GEN (Forense, Método e Atlas). Excelente opção para começar a estudar já tendo bons livros para a OAB nas mãos.

Link da Parceria Blog Exame de Ordem e Grupo GEN
3 - Definindo a metodologia de estudo

Vamos considerar que Exame de Ordem NÃO é concurso público. O Exame tem dinâmica própria, e ignorá-la atrapalha o desenvolvimento dos estudos e o desempenho final.

E aqui ressalto dois pontos interessantes sobre como se preparar para OAB.

O primeiro tem correlação com a ausência de concorrência. O candidato não compete, apenas demonstra o "mínimo" necessário para lograr aprovação. Isso transpõe para si a obrigação, o mérito e a culpa pelo resultado.

Há de se considerar um ponto fundamental nessa primeira observação: de quem é a responsabilidade pela aprovação ou pela reprovação? Se o candidato realmente quer ser aprovado precisa assumir esse compromisso. Colher derrotas dentro do processo de obtenção da carteira é uma variável possível, e talvez já até mesmo tenha ocorrido. Entretanto, ainda assim, o candidato deve assumir o ônus.

A partir do momento que começa a projetar a culpa para fora, seja na faculdade, seja na dificuldade em si da prova ou da correção feita pela OAB/FGV, ele admite, mesmo que inconscientemente não deter sozinho as condições necessárias para passar, criando para si um obstáculo de natureza emocional não só desnecessário como também significativo.

Não estou propondo uma verdade, e sim a adoção de uma postura: o sucesso e o fracasso dependem só do candidato e de seu esforço. E isso por uma razão simples e óbvia: na hora da prova o candidato estará sozinho.

Nessa condição é muito bom poder confiar em si mesmo!

O segundo guarda vínculo com a profundidade do conteúdo exigido. Caso não tenham notado, a literatura voltada para a prova da OAB é tradicionalmente formada por "resumos". A abordagem do conhecimento não exige a profundidade que os concursos convencionais exigem. Os cursos preparatórios duram em média de 3 a 4 meses, a doutrina não é tão aprofundada, com uma razoável utilização de técnicas mnemônicas (dicas, macetes, músicas, etc.) e exigência de um volume de conteúdo relativamente amplo.

O Estudo para o Exame de Ordem pode ser estruturado da seguinte forma, sem, no entanto, pretender excluir nenhum outro ou considerar este como o melhor:

Ponto 1

Leitura da doutrina e/ou acompanhamento de uma aula seguida da leitura SIMULTÂNEA ou logo POSTERIOR da legislação correlata na medida da evolução da leitura ou aula (na aula online o aluno pode parar a aula, ler o que quiser, e depois continuar do ponto onde parou. Isso representa uma imensa vantagem em termos de estudo que a aula presencial ou satelitária não podem acompanhar). Aqui o candidato estabelece os vínculos entre os conceitos, teorias e a norma.

Temos de enfatizar um ponto relevante. As questões do Exame, em larga medida, exigem dos candidatos dois aspectos fundamentais: a memorização e o raciocínio.

Memorização porque grande parte da prova faz menção ao texto da Lei, enquanto outra parte, em menor proporção, exige uma resposta a partir do conhecimento da Lei aplicado a um problema hipotético proposto. Só estudar pela lei seca não propicia ao candidato de forma, mais rápida, a compreensão dos institutos jurídicos como um todo. Neste ponto, para ajudar na compreensão do conteúdo normativo, a leitura simultânea da doutrina (no caso, adaptada ao estudo do Exame de Ordem) faz-se necessário.

Não é só memorizar! Esse é um processo pobre de estudo. Trata-se de compreender o que está estudando. E, na hora de resolver uma prova, quem compreende geralmente vai bem melhor comparando com quem somente decora.

Essa é a razão para a leitura da doutrina e da Lei de forma simultânea;

Ponto 2

Elaboração pequenos resumos ao término de cada tópico do livro que está sendo estudado ou da aula que acabou de ser assistida. A elaboração de resumos, feitos DE CABEÇA, não só ajuda a delimitar o que não foi apreendido com a leitura inicial, como é uma importantíssima etapa de fixação do conteúdo. Se você lembra o conteúdo, ao menos naquele momento, está fixado;

Ponto 3

Revisão do conteúdo estudado dentro de um período em específico, uma vez por semana, por exemplo. Essa medida atende à preocupação em se avançar no estudo do conteúdo sem perder a informações previamente estudadas. Ou seja, avançar nos estudos sem esquecer o que ficou para trás. Esta medida é basilar.

Todo estudante almeja a chamada "memória profunda", ou a fixação definitiva de uma informação em sua memória. Tal processo não acontece por milagre, uso de técnicas mirabolantes ou sistemas mágicos. É preciso ler, compreender, reforçar o conteúdo e disponibilizá-lo com constância, seja dando aulas (para si mesmo até), elaborando resumos sem efetuar nenhuma consulta ou resolvendo exercícios.

A revisão tem o fito de evocar um conteúdo anteriormente estudado e reforçar sua fixação no cérebro.

Vou repetir: isso é FUN-DA-MEN-TAL. A informação deve ser trabalhada com constância para se estabelecer os processos de compreensão e memorização. Sem milagres, técnicas mirabolantes ou revolucionárias.

Ponto 4

A resolução de exercícios é a última etapa desse processo e ela é muito importante. Primeiro porque ela se enquadra como um processo ao mesmo tempo de revisão do conteúdo, de desafio ao raciocínio, em razão da adaptação do conhecimento a um problema hipotético, ajudando no desembaraço mental, como também representa uma etapa de adaptação ao sistema de enunciado da banca, e tal adaptação é VITAL!

Notem que o processo de estudo não pode ser trabalhado de forma estanque: o candidato deve se inteirar da doutrina, confrontá-la com a lei, elaborar resumos e resolver exercícios. Essas etapas, distintas entre si, mas consideradas como um processo global, certamente produzirão ótimos resultados como método de aprendizagem.

Não incorram no erro de optar por apenas uma dessas abordagens em detrimento das demais. Pode ser que um candidato tenha sido aprovado apenas escolhendo uma sistemática, mas é muito provável que isso represente uma exceção, e não a regra.

Não existem técnicas milagrosas ou sistemas de estudo rápido. Estudar é um processo complexo que sempre demandou e sempre demandará tempo. Não existe almoço grátis.

4 - Disciplina é fundamental

Estudar dói! Essa afirmação, feita em uma mesa de bar há muitos anos, me marcou para sempre. Estudar, para quem não está acostumado, é um processo emocionalmente complexo. A distração e falta de foco surgem com frequência e o ânimo e empolgação decaem rapidamente.

Mas é preciso combater isto!

Disciplina é MUITO superior ao conceito de empolgação porque ser disciplina independe dela, a motivação. A disciplina obriga o estudante a fazer o que tem de ser feito, seguir seu cronograma de estudos, independente da vontade!

Ser fiel à disciplina é fundamental!

Para a empreitada ter mais sucesso o processo de estudo não pode ser radical: não adianta começar a estudar 8 horas por dia se não existe um condicionamento para isto. Comecem com um tempo menor e vão progredindo à medida em que o "ritmo" nos estudos vai aumentando.

Claro, essa progressão precisa ser constante, até para o conteúdo ser esgotado no tempo planejado para a preparação.

O ideal é estabelecer uma rotina e prender-se a ela firmemente. Em determinado horário do dia você vai estudar e NADA vai tirar você deste objetivo. Programe sua mente para ser fiel a isto, e a disciplina diária acaba se formando.

5 - Sigam o Blog!

O Blog é pioneiro na orientação para o Exame de Ordem! Este ano, inclusive, já fizemos 9 anos neste trabalho. Surgimos quando NINGUÉM falava nada! Limitavam-se a dar aulas. O Blog veio e mudou isto tudo.

A pergunta "Como se preparar para OAB" é diariamente respondida aqui!

Todas as novidades e os conceitos de preparação estratégica você encontram aqui, de forma organizada e racional.

Quem está  fazendo o Exame da OAB tem aqui a sua leitura diária!

E é isso! Prontos para começar?