Candidatos oriundos da repescagem do XIV Exame: o que fazer a partir de agora?

Terça, 13 de janeiro de 2015

4

E agora? O que os candidatos que vieram diretamente da repescagem do XIV via repescagem devem fazer a partir de agora?

Evidentemente todos estão vivendo a expectativa e a esperança em serem aprovados, e a espera irá até o próximo dia 3 de fevereiro:

1

Apesar da expectativa, todo candidato, após a publicação dos padrões de resposta, já podem projetar se foram bem ou não. Isso é de EXTREMA IMPORTÂNCIA para os candidatos da repescagem!

É frustrante, evidentemente, lidar com a ideia de uma possível reprovação, ainda mais depois de tanto esforço, horas de estudo, pressão da família, dos amigos e de nós mesmos.

Quem faz o Exame fica sobre uma pressão imensa, pois o resultado positivo na cabeça de muitos é consequência lógica de quem é inteligente ou estuda muito. Mas só quem está no meio desse turbilhão de emoções sabe e compreende a vida de um candidato à sonhada vermelhinha. E você sabe! Sabe o quanto estudou, o quanto se esforço, o quanto abdicou de inúmeras coisas para conquistar esse sonho.

Infelizmente reprovar na prova da OAB é uma perspectiva real quando estamos tratando de Exame de Ordem, afinal, é uma prova difícil e injustiças são cometidas.

O ponto é: do dia 3 de fevereiro até o dia 15 de março, data da próxima prova objetiva, nós teremos apenas 40 dias de preparação.

Vamos olhar o calendário do XVI Exame:

3

Será, sem dúvida, pouquíssimo tempo de preparação até a data da prova objetiva, e isso vai exigir muito dos candidatos.

O que fazer então?

Pode parecer meio puxado, mas os candidatos que não estão seguros quanto a aprovação, por uma questão de pura precaução, deveriam desde já iniciar seus estudos para a prova objetiva do XVI Exame.

Exagero?

Pode parecer, mas caldo de galinha e prudência não fazem mal a ninguém.

Tudo está centrado na questão do tempo: quanto mais tempo para se preparar, melhor. Apenas 40 dias pode parecer um desafio pesado para quem só estudou uma disciplina ao longo dos últimos 2 ou 3 meses após assegurar a presença na repescagem.

Seria um sacrifício extra, mas ele se justifica plenamente.

Reflitam sobre isto e tomem uma decisão.

Cronograma EMERGENCIAL de estudos para a 1ª fase do XVI Exame da OAB