As melhores faculdades de Direito no PIOR Exame de Ordem de todos os tempos!

Segunda, 15 de janeiro de 2018

As melhores faculdades de Direito no PIOR Exame de Ordem de todos os tempos!

Quais são as melhores faculdades de Direito do Brasil? Essa pergunta é muito interessante, ESPECIALMENTE em tempos de mediocridade no ensino superior no Brasil.

O mais temos são faculdades que se vendem como as melhores do mercado (o marketing neste sentido é amplo) mas que na prática não passam de fábricas de diplomas, entregues em uma espécie de produção industrial.

Há muito que escrevo aqui sobre o "pacto da mediocridade", onde as faculdades fingem que ensinam e os alunos fingem que aprendem. O reflexo deste acordo é curioso: os donos de faculdade cada vez mais ricos e os novos formados sem a menor perspectiva no mercado profissional. O pacto tem seu custo, mas só o lado fraco da corda paga o preço.

Por isso é bom destacar as faculdades que entregam o que prometem e, ao menos sob o prisma da entrada no mercado, fazem bonito perante seus alunos.

E nada mais EMBLEMÁTICO do que fazer uma comparação exatamente com os dados do XXIII Exame de Ordem, a prova mais difícil da história do Exame de Ordem Unificado.

Sim! O Blog Exame de Ordem acompanhou muito de perto o calvário que foi aquela edição.

A pior prova do Exame de Ordem

A pior prova do Exame de Ordem de todos os tempos!

Foram 115 mil inscritos nesta edição. Foram aprovados tão somente 20.456 examinandos, ou seja, o percentual de aprovação foi de 17,78%.

Ou, para quem preferir, 82,22% de reprovação no XXIII Exame de Ordem. Uma taxa alta de reprovação, mas ainda dentro da média geral da FGV.

Essa média, é bom ressaltar, só foi possível com a contagem dos dos candidatos oriundos da repescagem, que inflaram os números da 2ª fase, melhorando as estatísticas. Sem eles, o percentual de aprovação teria ficado abaixo dos 10%.

Rigor do Exame de Ordem será mantido, diz presidente da OAB

O futuro da prova da OAB

OAB impõe um forte reposicionamento no Exame de Ordem

Logo, o XXIII Exame de Ordem foi um poderoso teste para as faculdades de Direito do país.

Na minha percepção, um desempenho bom para uma instituição é o mesmo exigido dos candidatos: média de 50%.

Não raro, mas não raro mesmo, faculdades se gabam com percentuais muito abaixo destes. O que é vergonhoso, diga-se de passagem.

Mas vamos focar em quem fez bonito! Confiram os ranking nacional das 30 melhores faculdades de Direito do país: As melhores faculdades de Direito no PIOR Exame de Ordem de todos os tempos! As melhores faculdades de Direito no PIOR Exame de Ordem de todos os tempos! melhores faculdades de Direito

Apenas a Escola de Direito da FGV é particular. Todas as demais são públicas.

As faculdades particulares do Brasil têm uma IMENSA dificuldade de entrar no top 30 das melhores. Esporadicamente uma ou outra consegue.

Dentre as melhores faculdades de Direito a Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE foi a grande campeã do XXIII Exame de Ordem. Sob este prisma, inclusive, pode-se dizer que ela é a melhor faculdade de Direito do país, considerando aqui um critério de avaliação estritamente subjetivo e prático. Parabéns para a UNIOESTE!