Arquitetura é o curso que mais demanda tempo de estudo: Direito fica na 65º posição!

Segunda, 13 de março de 2017

Polêmica no ar! Polêmica total! Ou não?

Um estudo da Universidade de Indiana, publicado recentemente, coloca os estudantes de Arquitetura como os que mais precisam estudar para conseguirem se formar. O trabalho foi publicado no National 2016 Study of Student Engagement (NSSE). Os estudantes de Arquitetura, em média, precisariam de 22,2 horas por semana de preparação, representando 2,5 horas a mais do que qualquer outro curso.

Os números no estudo, feito com calouros e veteremos de dezenas de cursos, representam a quantidade média de tempo gasto para se preparar para a aula por semana, incluindo ler, escrever e fazer trabalhos de casa ou de laboratório / estúdio.

Clique AQUI para acessar a pesquisa.

O que impressiona é a posição que os estudantes de Direito (Law) ocupam no ranking: 65º! Isso é algo bem surpreendente, ao menos para mim.

A realidade da preparação universitária nos Estados Unidos é diferente daqui do Brasil, disso não tenho dúvida. Daí a diferença na percepção, muito provavelmente.

Desconheço qualquer tipo de estudo similar no nosso país. Seria interessante para avaliar de fato qual o curso que demanda mais esforço. Isso seria muito útil para os futuros universitários, como também para as próprias universidades avaliarem se seus estudantes estão se esforçando de forma adequada.

Por razões óbvias, é difícil refutar pura e simplesmente deste estudo, pois ele é um estudo científico, com metodologia própria e muito trabalho de coleta de informações. Só uma "percepção" não serve para contestá-lo.

Os estudantes de Direito e Medicina aqui devem estar com uma pulga atrás da orelha com o resultado desta pesquisa.

Vejam a escala de esforço para cada tipo de graduação:

works-hardest