Sexta, 16 de maio de 2014
O site Migalhas publicou um estudo feito pelos professores Claudio de Souza Miranda e Marco Aurélio Gumieri Valério, da USP, sobre a percepção dos advogados quanto aos seus próprios salários. Dos entrevistados, 32,9% disseram estar insatiseitos total ou parcialmente com a renda derivada da atuação profissional.
A pesquisa foi feita com advogados de todos os Estados e do DF.
Os dados fazem parte do ICAJ ? Índice de Confiança dos Advogados na Justiça - criado em 2010. A pesquisa foi feita via internet, com o envio das perguntas por e-mail.
Vejam o resultado da pesquisa:
As diferenças na satisfação acentuam-se com a mudança de gênero. Entre as mulheres, a insatisfação com a renda aumenta - 44,6% das advogadas estão insatisfeitas, total ou parcialmente, com os ganhos na carreira.
Considerando as áreas de atuação, também há mudança no resultado da pesquisa.
Fonte: Migalhas
Eu não sei se o Migalhas não tratou do tema ou se a pesquisa não o fez, mas acho que a pesquisa deveria também segmentar a satisfação dos profissionais por tempo de carteira.
Não posso afirma r de forma categórica, mas apostaria que o grau de insatisfação dos jovens advogados é bem maior, caso esta segmentação fosse feita.
Com salários oscilando na faixa dos mil aos mil e quinhentos reais, não dá para ficar feliz...