28 dias para o resultado do XXIV Exame de Ordem: Boas perspectivas de aprovação!

Segunda, 22 de janeiro de 2018

28 dias para o resultado do XXIV Exame de Ordem: Boas perspectivas de aprovação!
Após a prova chegou o momento de se preparar para a longa espera pelo resultado do XXIV Exame de Ordem. E ela será longa!

É interessante constatar que as provas de ontem não escaparam do que foi previsto aqui: foram razoáveis tal como as provas anteriores também foram, confirmando a nossa percepção.

É verdade sim que a dificuldade das provas da 1ª fase estão seguindo uma oscilação, sendo que quando uma prova é mais "fácil", a seguinte vem mais complicada.

Como contraponto, as provas da 2ª fase tem seguido uma interessante constância quanto ao seu grau de dificuldade.

Tirando problemas pontuais, na média as provas subjetivas têm sido bem parelhas quanto a dificuldade, o que dá um certo alívio aos examinandos que porventura venham a ser aprovados na 1ª fase.

Então, em um primeiro momento, a perspectiva é de que tenhamos um bom percentual de aprovação nesta 2ª fase.

Mas agora temos pela frente a correção da FGV.

Publicados os Padrões de Resposta do XXIV Exame de Ordem

Nunca, nunca mesmo, podemos subestimar o poder de estrago dessas correções, que nunca superaram o o razoável, sendo que em regra oscila no ruim.

Claro! Com provas mais fáceis a tendência é de termos correções melhores, mas sempre temos de deixar o pé atrás. Infelizmente isso precisa ser dito, pois é a mais absoluta verdade: a FGV até hoje não aprendeu a corrigir direito as provas.

Dá para, no máximo, chamar as correções de razoáveis.

Em que pese os padrões terem sido publicados ontem, somente no dia 19/02 saberemos o resultado do XXIV Exame de Ordem, quando a verdade sobre como será a correção da FGV será revelada, pois o que vale mesmo é o espelho de correção.

O padrão apresenta o gabarito de cada prova, mas a FGV usa o espelho como baliza de correção e pontuação. É o espelho, na realidade, que manda na correção.

Agora, neste exato momento, NINGUÉM está aprovado, mesmo que o padrão esteja alimentado doces esperanças. É preciso aguardar!

Mas, de toda forma, quem foi bem nas provas de ontem pode começar a alimentar a esperança no coração. Quando temos provas boas a perspectiva é que a aprovação chegue a casa dos 50%, o que é uma média bem alta, especialmente considerando o Exame de Ordem.

Acreditem: a transformação de bacharel em advogado está mais próxima do que nunca agora!

Os recursos dos candidatos poderão ser apresentados só após a divulgação do resultado preliminar, e eles dependerão dos espelhos (não temos ainda a distribuição das notas por item) como também cada caso deve ser visto de forma particular, afinal, cada recurso demanda uma abordagem específica.

Temos 28 dias de hoje até o dia do resultado do XXIV Exame de Ordem!

Preparem seus corações para esta longa jornada!